A nova época federativa já arrancou… com eleições à porta!!! – António Rosas

E verdade a época de 2012/2013 da Federação Portuguesa de Bilhar já arrancou com o Torneio de Abertura de Equipas de Pool Português e no passado final de semana com a competição individual também de Pool Português e não as eleições de que falo não são as do Governo Regional dos Açores que essas a data da publicação deste artigo já estarão terminadas, falo mesmo das eleições dos novos Órgãos Sociais da FPB que já tem data marcada em assembleia geral dia 24 de Novembro de 2012, sendo que no entanto (e muito estranhamente) ainda não é do conhecimento dos clubes com assento e voto na AG a existência de lista ou listas concorrentes a sua ou suas constituições, mas não é esse o tema principal deste artigo e sendo assim vou passar ao arranque da época.
Começarei pelos Torneios de Abertura da Equipas de Pool Português sendo que estão organizados como toda a competição de forma Distrital o que na minha opinião deveria ser um incentivo a participação por parte dos clubes uma vez que limita a distância máxima das deslocações e consequentemente as despesas o que no actual panorama financeiro do Pais é uma boa medida, no entanto e mais uma vez na minha opinião a aderência revelou-se muito fraca, veja-mos no Distrito de Braga a aderência foi pura e simplesmente nula no Porto foi de 30 Equipas distribuídas por 20 Clubes, Aveiro 8 Equipas de 4 Clubes, Coimbra 18 Equipas em 6 Clubes, Leiria 12 Equipas em 8 Clubes, Castelo Branco/Guarda 11 Equipas, Lisboa/Setúbal 2 Equipas, Faro e Santarém foram igualmente zonas de nulo os números totais são desanimadores se forem um pouco o indicativo da época oficial, o que sinceramente espero não se verifique pois 82 Equipas a Nível nacional é um numero desastroso para a FPB e para a Modalidade em si, mas penso que o que causou esta fraca aderência a este torneio foi a conjectura económica actual e o que na minha opinião será uma má opção da FPB em sobrecarregar os Clubes com mais esta despesa de Pré-Época.
Infelizmente no arranque oficial da competição individual de Pool Português este indicativo verificou – se em larga escala uma vez que a aderência a competição e mais uma vez na minha opinião e em relação a números de outros tempos e que sei que tem vindo a decair de ano para ano pelas mais várias razões, os números que vou referir de seguida são realmente assustadores para uma modalidade que já esteve com um número de praticantes a nível nacional impressionante. Passo então a referir os números do 1º Open de Pool Português em concreto e por Distritos e Divisões, Distrito de Aveiro 1ª Div. 29 Atletas, Viana do Castelo/Braga 1ª Div. 16 Atletas, Porto 1ª Div. 43 Atletas/2ª Div. 6 Atletas, Coimbra 1ª Div. 36 Atletas, Leiria 1ª Div. 61 Atletas, Santarém 1ª Div. 17 Atletas, Castelo Branco/Guarda 1ª Div. 24 Atletas, Lisboa/Setúbal 1ª Div. 72 Atletas, Faro 1ª Div. 10 Atletas, Vila Real 1ª Div. 26 Atletas, apresentados os números oficiais retirados directamente do site da FPB fica um total nacional de 340 Atletas inscritos o que é notoriamente baixo, espero muito sinceramente e para o bem da modalidade e do futuro de todas as outras modalidades englobadas no seio da FPB que a ainda desconhecida hipotética lista que virá substituir a actual Direcção mude o rumo que tem sido até agora tomado e que notoriamente não esta a ter resultados positivos muito pelo contrário e tal como dizia Zeca Afonso “Seja bem-vindo quem vier por bem…”.



Crónica de António Rosas
O bilhar em Português