A que categoria pertence? – Bruno Neves

Vamos falar de transportes públicos? Vamos pois, ainda bem que estão de acordo! E mesmo que vocês não quisessem íamos falar na mesma que sou eu que decido os temas dos textos para esta rúbrica! “Mas vamos falar da divida dos transportes públicos e das greves constantes e sem sentido?” Não, para isso já temos muitos comentadores na nossa praça! Vamos antes aqui dissecar os diversos tipos de passageiros que existem!

Para quem é um utilizador diário dos comboios e do metro como é o meu caso não é difícil elaborar toda uma tese de mestrado sobre os diversos tipos de passageiros que encontramos diariamente!

Comecemos pelo mais comum: o dorminhoco! Dentro desta categoria temos os dorminhocos profundos, que são aquelas pessoas que aconteça o que acontecer simplesmente não acordam. Dá a sensação de que mesmo que o comboio estivesse repleto de hooligans a entoar todos os cânticos de todas as claques do mundo eles iriam acordar. Eu pessoalmente rio-me bastante a ver os passageiros que integram esta categoria, principalmente aqueles cuja cabeça não para de teimosamente cair, dando azo a autênticas cabeçadas na atmosfera, qual Hélder Postiga que isolado e com baliza aberta consegue cabecear á barra e no remate seguinte acertar na bandeirola de canto.

Vamos a outra categoria? São os semi-intelectuais! Ou seja, são todos aqueles que aproveitam as viagens de comboio e metro para colocar a leitura em dia. E aqui temos de tudo, de um extremo ao outro: desde aquelas senhoras de meia-idade que formam autênticas tertúlias ambulantes onde discutem as temáticas abordadas nas revistas cor-de-rosa, até aos individuos que lêem Dostoievski ou mesmo um Dan Brown. Confesso que admiro quem consegue andar com autênticos tijolos todos os dias! É que parecendo que não há livros que estão mais próximos da categoria de “objectos de arremesso” que da categoria “livros”.

Categorias há que conseguem simultaneamente ser cómicas e estupidamente irritantes, como aquelas pessoas que falam ao telemóvel no comboio. Existem portanto dois graus diferentes: aquele tipo de pessoas que apenas fala demasiado alto ao telemóvel sem qualquer justificação fazendo com que não só os restantes passageiros do comboio como toda a população num raio de vinte quilómetros fiquem a saber todos os detalhes da sua vida. E por outro lado temos os cómicos, que são aqueles que falam através de um pequeno auricular que fica escondido na orelha induzindo em erro os que o rodeiam. Ou seja, faz com que toda a gente à sua volta pense que está a manter um diálogo consigo mesmo! Estes casos acontecem muito mais frequentemente com as mulheres visto possuírem cabelos longos que tapam totalmente o referido auricular.

Muitas outras categorias serão detalhadamente analisadas na próxima semana. Não pode perder as restantes categorias assim como a revelação de que a que categoria pertenço eu! Não perca o texto da próxima semana porque nós também não! (Os fãs de desenhos animados certamente que vão perceber este final !)

FORÇA PORTUGAL!  😀

Crónica de Bruno Neves
Desnecessariamente Complicado
Visite o blog do autor: aqui