Afinal sempre há alguém que valoriza o melhor do nosso país… – Bruno Neves

Em tempos tão cinzentos e onde as boas notícias escasseiam cada vez mais torna-se imperioso dar destaque ao que temos de melhor. Vamos então falar do turismo e dos prémios e distinções que temos ganho a nível internacional? Vamos sim senhor. Apertem os cintos para podermos começar esta autêntica viagem pelos caminhos de Portugal. Se não apertarem os cintos e formos multados a responsabilidade é vossa, aviso-vos já!

Pois ficam desde já a saber que segundo a revista Forbes, Lisboa é a cidade mais interessante do planeta para os leitores gastarem o seu dinheiro numas férias memoráveis sem terem de para isso esbanjar todas as suas poupanças. A nossa capital encabeça uma pequena lista de cinco destinos “extraordinariamente acessíveis” para 2013, escolhidos com o critério de serem 20% a 70% mais em conta do que os destinos mais óbvios, mas capazes de terem tanto para ver e desfrutar como os restantes.

Mas existem mais boas notícias. Por exemplo, numa selecção dos destinos mais económicos da Europa, o site de informação US News coloca Lisboa também em primeiro lugar. A melhor parte é que ficámos à frente de Cracóvia, Praga, Istambul ou Budapeste. Pensavam que ganhavam a Portugal? Ahah! Isso queriam vocês! Vamos lá, levantem-se todos e cantem comigo: Heróis do Mar, nobre povo/ nação valente, imortaaaal…….se calhar exagerei um bocadinho não foi? Pois, talvez tenham razão. Vamos continuar então.

Já a editora de guias de viagem mais popular do mundo, o Lonely Planet, inclui Lisboa nas oito melhores escolhas de destinos de férias na Europa para 2013 tendo em conta a relação qualidade/preço. Estamos lado a lado com as ilhas gregas, com a Islândia, com Berlim ou com a completamente desconhecida Riviera Albanesa. Já na primavera a capital tinha sido notícia por ter surgido em segundo lugar nos famosos “European Best Destinations 2013”, logo a seguir a Istambul. Estes prémios são reconhecidos mundialmente e ainda por cima não têm como factor a parte económica, o que só atribui mais importância à posição alcançada. A votação esteve a cargos dos turistas, sendo que ficamos a apenas 439 votos da cidade turca (que por sua vez teve 13.153 votos) e ficámos à frente de cidades como Viena, Barcelona, Amesterdão ou Madrid.

Mas calma, que não é apenas a capital que está em destaque! Muito pelo contrário. O Porto e a região do Douro foram nomeados no mês passado (e mais uma vez pelo Lonely Planet, eles gostam mesmo de nós não é?) como o melhor destino na Europa. Por sua vez o The New York Times incluiu o Porto numa selecção de 46 locais que é imperioso visitar neste ano de 2013.

Portugal lidera também o “Top Countries for 2013”, no ranking do Globe Spots. Este é um projecto feito por viajantes profissionais e que há cinco anos tentam revelar os melhores destinos do mundo. Por sua vez no Reino Unido o jornal The Guardian incluiu três locais portugueses numa lista de vinte opções com a melhore relação qualidade/preço (o que não quer dizer que estas sejam obrigatoriamente opções baratas) para férias de praia. Por último mas não menos importante, para os membros do Tripadvisor (é “apenas” a mais conhecida rede de recomendações turísticas e baseia-se nos votos e comentários dos próprios turistas) Portugal consegue ainda ter este ano três das melhores vinte e cinco praias da Europa.

Perante tantas e tão elogiosas notícias, tantos prémios e distinções a nível internacional custa pensar que os portugueses preferem passar as suas férias noutro país que não o nosso, não é? É certo que a crise levou a uma mudança de comportamentos, contudo muito boa gente continua a preferir viajar para o estrangeiro. Por vezes parece que os únicos que não reconhecem o potencial e a beleza do nosso país…são mesmo os portugueses.

Boa semana.
Boas leituras.

Crónica de Bruno Neves
Desnecessariamente Complicado
Visite o blog do autor: aqui