Atributos e Predicados – A primeira

  Minutos depois de saber que me tornara a mais nova cronista do +Opinião, fui discretamente assombrada pelo impactante “E agora?”.

   Expor aqui a minha escrita revela-se simples. É um soltar natural de teorias e especulações! Estranho parece dizer que quase não tenho de pensar para fazê-lo. Mas começar…Bem, começar preocupa-me. Paira a expectativa de agarrar o tema certo. O tema que prenda quem lê, e que prenda quem escreve a um fio condutor de ideias.

   É então nesta minha busca pelo tema certo que alcanço a luz: nada melhor do que, se é suposto isto ser uma crónica de opinião, falar justamente da dita cuja!

   A palavra opinião deriva do latim opinio e traduz concretamente um modo de pensar individual ou grupal. Naturalmente, andamos para aqui a opinar há uns bons milhões de anos. Talvez até o Homo Habilis já opinasse para si próprio! No entanto, a meu modesto ver, a opinião só ganha sentido quando é exposta, e posteriormente discutida. Só assim esta evolui, permanece e possivelmente atinge massas.

   É certamente a evolução das nossas opiniões que nos permite também evoluir. A adolescência é uma das etapas do desenvolvimento pessoal em que este fenómeno melhor se verifica. Durante esta fase crítica, mudamos de opinião a cada cinco minutos graças á interacção com o que nos rodeia. E no final de cada dia, temos a sensação extraordinária que evoluímos imenso! Aqui somos atingidos pela crença encantatória de que podemos sempre dar as nossas opiniões como certas e definitivas e que finalmente, chegados a adultos, ninguém ousará pô-las em causa. Até que um dia a coisa se dá, estamos crescidos e pronto…Percebemos que a defesa pela nossas opiniões é como que eterna, nem que seja até concluirmos que a maioria delas está errada.

  Na realidade, a opinião revela-se o expoente da razão humana, se pensarmos inclusive que toma a linguagem escrita e falada como meras ferramentas.

 Ganham assim valor “locais” como este, onde opiniões (mais ou menos relevantes) são expostas e posteriormente discutidas, mesmo que tantas vezes interiormente, por quem nos lê. Assim evoluímos, permanecemos e possivelmente atingimos massas.

   Porque o difícil é começar…e a primeira, já está!

Crónica de Ana Rita Ventura
Atributos e Predicados