Atributos e Predicados – 2011- O ano que não foi em vão.

  E está 2011, finalmente, prestes a terminar. Foi sem sombra de dúvida um ano excepcionalmente longo, marcado por acontecimentos que mudaram e/ou mudarão ainda a pacata vidinha portuguesa.

  Nos meios de comunicação, assistimos já a resumos mais ou menos extensos sobre o sucedido durante estes doze meses. Mas os factos lembrados, não são de todo animadores e muito menos, gratificantes. No entanto, julgo que é estritamente necessário rumar a 2012 conhecendo o que de bom marcou afinal 2011.

  Quero levar comigo para o novo ano, como gostaria que vocês levassem, a sensação de que o ano prestes a findar-se não foi em vão. Porque não foi. Apesar de pouco divulgadas, vieram a público inúmeras notícias de incentivo e esperança, de orgulho e ajuda. Como é naturalmente impossível fazer referência a todas elas, seleccionei doze:

  Janeiro: O Expresso avança em primeira mão a notícia: A marca de luxo Louis Vuitton está a instalar uma fábrica em Ponte de Lima que deverá criar cerca de 350 postos de trabalho. O investimento é de 6,75 milhões de euros e prevê-se que a produção inicie já em 2012.

  Fevereiro: Quatro alunos do curso de Mestrado em Design Integrado do Instituto Politécnico de Viana do Castelo foram distinguidos com o Prémio Larus Arquitecturas 2011, graças a uma solução inovadora no campo da iluminação pública.A distinção, visa reconhecer publicamente projectos de equipamento urbano desenvolvidos na Península Ibérica.

 Março: Uma tela inédita de D. Sebastião, ainda menino e acompanhado de um galgo,  datada de 1562,  é o grande destaque de uma exposição em exibição em Zurique. A obra esteve esquecida durante quatro séculos num palácio de Viena, erradamente identificada como sendo um retrato do imperador Maximiliano II.

  Abril: A unidade fabril onde o modelo “Panamera S” será convertido em carro de competição será sediada em Portimão. A N.Technology, empresa contratada pela Porsche para executar o projecto, pretende investir entre três a quatro milhões de euros na instalação da fábrica. Os postos de trabalho poderão, a curto prazo, chegar há meia centena.

  Maio: A rede europeia das Aldeias SOS, uma organização não governamental de acolhimento para crianças desfavorecidas, recebe 100 carros novos, no âmbito do centésimo aniversário da marca Chevrolet. Quatro destes automóveis virão para cidades portuguesas como Gaia, Cascais e Guarda.

  Junho: As grandes marcas de roupa mundiais continuam a regressar a Portugal, depois de experiências pouco positivas com fabricantes asiáticos e marroquinos, noticia o jornal Expresso. Uma aposta que beneficia as empresas têxteis nacionais cujo crescimento já ronda entre 10 e 20%. Nomes sonantes como Benetton estão a voltar a Portugal e a contribuir para o crescimento de fábricas como a Raith de Marco de Canaveses.

  Julho: Segundo dados do Instituto de Segurança Social, em média, uma criança é adoptada por dia em Portugal. 2.022 crianças foram adoptadas em Portugal desde Junho de 2006 até Abril deste ano, ou seja, todos os anos 404 menores arranjaram uma nova família.

 Agosto: A marca Delta Cafés introduz no mercado pacotes de açúcar que explicam aos portugueses as principais alterações do novo acordo ortográfico. Esta campanha apoiada pelo Ministério da Educação, decorre até Outubro e distribui 10 saquetas distintas que ensinam a nova grafia.

  Setembro: No âmbito de uma parceria com as congéneres suíça e belga, a Cruz Vermelha Portuguesa conclui o projecto de construção de 600 casas no Haiti, destinadas a acolher as famílias desalojadas no seguimento do violento sismo ocorrido na região. Este projecto representa um investimento total de 2,9 milhões de euros.

  Outubro: O Azeite de Trás-os-montes e do Douro é classificado como um dos 20 melhores do mundo, tendo obtido a distinção pelo Guia Flos Olei 2012 – Guia dos Melhores Extra Virgens do Mundo.

 Novembro: A organização não-governamental portuguesa Karingana Wa Karingana (Era uma vez)  completa em Moçambique, a maior doação de livros que há memória em Portugal. Cerca de 140 mil livros estão agora a ser distribuídos pelas escolas e bibliotecas do país. Estes foram doados  por inúmeras pessoas e instituições portuguesas assim como recolhidos em todas as estações dos CTT.

  Dezembro: A AMI distribui em Portugal, pelos nove centros Porta Amiga da instituição, 2.153 cabazes de Natal que irão melhorar a ceia de aproximadamente 6.000 pessoas. Esta acção teve a colaboração da Columbia TriStar Warner através da doação de receitas de bilheteira.

   Com tanta boa noticia até esquecemos o trágico do novo orçamento não?

Crónica de Ana Rita Ventura
Atributos e Predicados