Considerações de uma Pessoa – Patrícia Marques

Hoje, hoje apetecia-me algo. Não um Ferrero, porque já tenho calorias achocolatadas para o ano inteiro até Novembro. Hoje apetecia-me algo. Não que não me apetecesse nos restantes dias, mas hoje…Já tentei pensar no que seria, para andar assim tão morosa nesta condição de apetecer! “Isso é carência!” – dizem uns; “é dos dias cinzentos” – dizem outros. Acho que não! Sabem aquele ratinho que corre, corre, corre na roleta não para se expor mas porque lhe apetece simplesmente estar na roleta? É desse género o meu apetecer. Ontem li um livro que me pareceu dar toda a esperança do mundo; aqueles dias em que sentes que dás um passo grandioso para a tua glória. Falava sobre liderança; falava sobre o gostar de pessoas; falava sobre o sucesso. Pensei: “é sobre isto mesmo que amanhã falarei no artigo – um lugar ao sol”. Mas hoje acordei com a sensação de que não queria escrever sobre aquilo…e aí é que está o problema. Isto eu aprendi em palavras ditas não em livros:

“Pessoa com sucesso é aquela que, com liberdade, sabe o que tem e deve de fazer, e não aquilo que lhe apraz simplesmente fazer. Pessoa de sucesso é a que insiste, persiste, insiste mais uma vez naquilo que quer realmente fazer, e através do treino, gestão dos seus tempos, organização e mais treino, chega lá no alto ao nível profissional”.


Aí eu pensei, bem, então vou tentar mais uma vez fazer o artigo que tanto gostaria de proporcionar neste dia cinzento; mas nada. Imaginem até onde foi o meu apetecer. Fui ao gmail, ver as ofertas de emprego, e logo depois ao facebook. Ouvi uma canção de Christina Perri, ouvi um nada de um trecho de José Luis Peixoto e li o magnífico poema de um escritor/poeta novo, Diogo Vaz Pinto. Esplêndido, leve, sereno, parece que as palavras nem poisam no papel. Ouvi minha voz interior, aquela que nos assalta a consciência dizendo: “Não fizeste nada”. Fui ver os preços das viagens na Halcon e por fim, que tipo de serviços existiam nas termas em Portugal. Adicionei alguns gostos no facebook; estes mais ao nível literário: Haruki Murakami, Sophia de Mello Breyner, e queria adicionar Fernando Guimarães, padrinho do 1ºlivro de poemas que escrevi: Plexo de um [Poe-ma], foi editado pela WorldArtFriends. E pronto agora vim aqui ao papel, ver se deixava uma ou outra linha de interesse, mas pelos vistos não. Pelos vistos perdi-lhe o jeito. E pergunto-me “onde está a Pessoa de sucesso?”. Como devem de saber, aprecio muito os escritos de Robin Sharma; recentemente ele referiu 4 passos essenciais para alcançar o verdadeiro sucesso. Um deles era acordar às 5 da manhã, escrever no diário, fazer 20 minutos de exercício e só depois começar a trabalhar. Adormeci com tanta vontade de começar esse panorama de sucesso que só acordei ao meio dia e dez.

Crónica de Patrícia Marques
Um lugar ao Sol
Visite o blog da autora: aqui