Dia a Dia – Compras de Natal

Ontem finalmente consegui ir fazer algumas compras de Natal, pois temos que esperar que venha o subsidio para o efeito, e claro como estamos nas vésperas do Natal, andei feita tolinha para conseguir encontrar o que queria, pelo menos para as crianças, pois este ano só elas tem direito e a uma coisinha apenas. Lá andava eu a saltitar de loja em loja, para ver se encontrava o pretendido, e em cada loja que entrava, ficava perplexa, pois em qualquer uma delas havia sempre várias crianças.

Em qualquer altura do ano entrar com crianças numa loja de brinquedos, é complicado, mas nesta altura parece sempre muito pior, porque os miúdos como sempre querem tudo, e lá estão os paizinhos a dizer não pode ser o Pai Natal depois é que traz as prendas.

E de repente oiço o seguinte dialogo atrás de mim
– Mas se é  o Pai Natal que traz as prendas, porque é que os Pais as andam a comprar?
– É para ajudar o Pai Natal a saber o que cada criança quer.
– Mas se assim é porque é que eu não posso já escolher e levar a minha, assim o Pai Natal já não andava carregado com a minha prenda e eu já podia ir brincando com ela.
– Não pode ser assim depois não tinhas nenhuma prenda quando chegasse realmente a noite de Natal.

E claro enquanto a Mãe continuou a fazer as compras o Pai teve que pegar na criança ao colo, que berrava quanto mais podia, e esperneava no colo do progenitor, e saiu porta fora, com a criança sempre aos gritos.
Eu pergunto: se estava lá o Pai e a Mãe porque é que um deles não ficou em casa com a criança? É uma maldade para as crianças verem tanta coisa, se até nos os adultos ficamos fascinados com tudo o que vemos, as crianças então nem se fala.

Tentem deixar as crianças com alguém. Vejo sempre todos os anos, nesta época do Natal, estas situações acontecer.
Pensem que estão a ser cruéis para crianças, apesar de estarem a comprar as prendinhas para eles, nesse momento eles não tem consciência disso.

Boas compras de natal para todos.

Crónica de Ana Couto
Dia a Dia