Em tempo de Férias…Partilha a tua verdade com os teus! – Patrícia Marques

Em tempos de férias, temos de ler algo que nos faça bem. Algo que faça evoluir nossos pensamentos e nossas ideias e, acima de tudo revigorar os nossos conhecimentos e exercitar a nossa inteligência, para que nos possamos sentir realizados. Quando falo em temos de ler, falo no verdadeiro sentido da palavra. Em sentido figurado, devemos de ler bons sorrisos, bons momentos, boas palavras, simpatia no olhar e impulso para viver à força de motivação.

Em tempo de férias, a família e a cultura familiar devem de ser sustentadas na verdade e no reconhecimento de tudo aquilo que têm sido ao longo de todo o ano. Este parecer ou reconhecimento de amor, deve ser efetuado mutuamente, para que o exercício de boas palavras e ações verdadeiras não se erradique, mesmo em momentos de relaxamento.

Cada membro da família se deve de representar como sendo o líder que tudo realiza para ver a paz do outro desenvolver-se. Esta atividade comum permitirá que todos os membros de um agregado familiar se cultivem nesta mesma paz e desfrutem a realidade na verdadeira partilha humana.

Robin Sharma, no seu livro “A força de viver” recitou algumas palavras que tive o previlégio de sublinhar. São elas:

“Partilhar a tua verdade significa comunicares o que te vai no coração. No nosso mundo, são demasiadas as pessoas que se limitam a dizer as palavras que sabem que os outros querem ouvir, ou seja, as pessoas utilizam as palavras para manipular e controlar em vez de as usarem para exprimir os seus verdadeiros sentimentos e para estabelecerem o entendimento que enaltece o amor. Ao utilizarem palavras que não traduzem o que realmente sentem ou pretendem comunicar, as pessoas vivem a sua vida num estado de desonestidade espiritual. Só quando partilhas a tua verdade – aquilo que realmente sentes, aquilo em que acreditas e aquilo que sabes – é que a te colocas na posição do líder que estás destinada a ser!”


Crónica de Patrícia Marques
Um lugar ao Sol