Na hora de escolher – Fátima Ramos

De regresso a este espaço que sempre me fascinou, retomo as “nossas conversas” semanais, através da rubrica “Voz do Artesão”.

É fundamental que o artesanato comece a ser visto como uma opção no mundo da moda.

Num “tour” pela net, à procura de matéria para a nossa “conversa”, consigo estabelecer um padrão de comparação excelente, entre os trabalhos de algumas artesãs, com os de grandes estilistas tais como, Dolce & Gabbana, Helen Rödel, Yves Saint-Laurent, Gerard Darel, entre outros.

Todos apresentam nas suas colecções, peças em tricot e/ou crochet num todo, ou como apontamento de destaque.

Ao existir esta oferta de mercado, surge um considerável número de celebridades, apaixonadas pela beleza e sensualidade das peças do prêt-à-porter e acessórios, nas duas técnicas já referidas.

Posso destacar Angelina Jolie

(vista em diversas fotos, usando uma mala Gerard Darel – em crochet),

mala darel

 Sarah Jessica Parker,  sjo-crochet2

Gisele Bündchen (a supermodel que crio a sua própria linha de roupas), 35592_476518702107_313884302107_6339913_5286930_nMariah Carey, Anne Hathaway (que veste Christopher kane) e muitas mais.

Defensora acérrima do artesanato, não posso deixar de destacar nomes de artesãs cuja habilidade e criatividade deslumbram pelas peças que executam. Convém dar destaque ao pormenor de serem as próprias a desenhar e a executar.O que nem sempre, ou não acontece, com algumas marcas.

Consegui perceber que a famosa mala de Gerard Darel em crochet, Gerard Darel Renoaparece em todo o lado, blogs, sites,… inúmeras artesãs já a confeccionaram, e algumas até afirmam que a conseguem vender por uma quantia substancialmente inferior, em relação à original. No entanto, convém não esquecer que muitos ainda pensam que comprar uma Gerard Darel é diferente, …sim é, mas já pensaram que a diferença pode estar somente no nome? Na realidade, um nome menos sonante, é isso mesmo, mas, será que este aspecto tão importante para alguns, tem alguma influência ao ponto de suscitar dúvidas quanto à perfeição da peça? – conheço algumas pessoas que pensam, “…se ofereço este artigo feito por um nome desconhecido, provavelmente não vão gostar…”E mais, até são suficientemente capazes de afirmar que uma peça feita por uma artesã, com um nome não sonante, está a vender caro… – pensem nisto…Deixo-vos aqui alguns espaços (é só clicar nos links) para visitarem (todas vendem para fora) e depois, porque não, partilhem comigo e com quem nos lê, a vossa opinião.

http://catielecroche.blogspot.pt/2012/07/bolsa-de-croche-jolie-similar-gerard.html
http://marciapradoartecomamor.blogspot.pt/
http://amagiadocroche.blogspot.pt/
http://feiticeiradasagulhas.blogspot.pt/
http://marisatricotecrochet.blogspot.pt/
http://www.giovanacrochet.com.br/
Volto para a semana. Até lá, não deixe de ler e ouvir “A Voz do Artesão”.

Crónica de Fátima Ramos
A voz do artesão