Espírito de Natal – Patrícia Marques (Extra – Natal)

Ó Espírito de natal, quando chegas?

Quero receber-te da melhor forma possível, para que tenhas todas as condições necessárias à experiência maravilhosa a que chamam de Natal.

Quero estar bonita, quero um ambiente puro, e que por entre panelas, doces, iguarias, tu passes e me dês as boas vindas neste Natal.

Quero que a família se sinta privilegiada por estar reunida, com saúde, paz e fraternidade. Quero que as crianças se envolvam neste espírito, para que por um dia apenas esqueçam o caos que entram em nossas casas.

Ó Espírito de Natal, quando chegas? Vieste acompanhado…sozinho? Vieste no frio do Inverno e no caldo verde, ou vens no farrapo velho com o sabor intenso a alho? Instalaste-te numa cadeira confortável? E o que te apetecia? Não, não digo para pensares na semana seguinte, nem nos problemas que possas encontrar, pergunto-te agora, o que te apetecia?

Espírito de Natal, aguardamos que aqueças nossos corações, para te podermos encontrar em qualquer coisa, em Alguém, na Paz, na Reserva de Amor.

Espírito de Natal, trazes o quê para nós? Alegria? Gargalhadas? Aceitamos. Esperança? Perspetiva de futuro? Aceitamos. Dignidade? Humanidade? Aceitamos. Que boa a tua visita Espírito de Natal. Delegas o valor que a todos faz falta – como o da saúde, o do trabalho, o da paz interior… Lembro-te Espírito de Natal, do que se vai dizendo por aí: «Natal é quando o Homem quiser», eu digo «Natal é quando o seu espírito nos visita: o Espírito do Natal!». Já te senti este ano Espírito de Natal, te digo…és caloroso, humano, brilhante, fazes cócegas no imaginário. Somos espetadores desse teu valor bravio que nos dá um abraço numa razão solene de amor. Sobrevoa Espírito de Natal, as casas, as florestas, os espaços, as pessoas, e já agora, dá um Santo e Feliz Natal para todos sem exceção. Nasceu a origem – o principado que nos leva a acreditar que não estamos sozinhos…e tu és a prova disso!

 

Crónica de Patrícia Marques
Um lugar ao Sol
Visite o blog da autora: aqui