Feliz Aniversário!…0 a 80 anos! – Aida Fernandes

Esta semana por ter sido Dia da Mãe… maravilhoso Ser que nos dá a vida, talvez porque tenha comemorado as minhas 48 primaveras nesse mesmo dia, achei que era oportuno parar para pensar, transformar o meu pensamento numa simples crónica onde me situo no dia em que nasci!…Não me lembra de ter nascido… mas nasci porque alguém assim quis, como diz a música dos parabéns! É a fase da vida que menos podemos descrever, ninguém se lembra de quando nasceu, onde, a que horas, não se lembra de chorar…nada…só sabemos que alguém muito especial nos concebeu e permitiu que viéssemos ao mundo. O fenómeno do nascimento de um bebé é um milagre único e impossível de repetir.

E agora eu pergunto, porque festejamos o nascimento, afinal cada ano ficamos mais velhos…coisa que ninguém gosta! Então porque comemoramos? O nascimento é um evento comemorado por muitos tipos de cultura ao redor do mundo, um costume pagão… uma coisa sempre igual, sempre a mesma musica, ter que apagar as velas! que seca dizem muitos…Não gosto nada de fazer anos! Mas será isto uma questão de gostar ou simplesmente fazer deste dia um dia diferente, onde somos o ator principal, sim porque a vida não passa de uma casa de espetaculos em que cada um de nós tem o seu papel. Para mim o dia de aniversário é isso mesmo, é o dia em que podemos contar mais um ano, pensar ainda que acrescentar mais um ano á vida deve ser  sinonimo de acrescentar vida a mais um ano…que trocadilho dizem! Mas na realidade a  matemática é simples, mais idade igual a mais experiencias, mais momentos vividos…um património mais rico.

Á medida que os anos vão passando vamos pensando…até aqui já cheguei, quantos anos mais poderei viver? Quem nunca disse isto no dia de aniversário?quem nunca disse, quando eu fizer 80 anos vou fazer uma festa! Bem verdade que todos projetamos o nosso aniversário ano a ano até sermos velhinhas, talvez porque é mesmo nosso maior desejo lá chegar.

Eu costumo dizer que vou morrer cedo…talvez por isso goste tanto de tirar fotos e escrever, quando me ouvem claro que me chamam nomes(que eu não posso dizer!), mas foi sempre um pressentimento que tive, estupido ou não é a realidade. Por outro lado quando vejo  que ainda só subi alguns degraus , começo a recordar…um bebe, uma criança, uma pré adolescente, um adulto, uma quarentona….uma etapa vivida!! Mas até chegar á etapa final ainda devo ter que apagar algumas velas! Ainda devo escrever algumas crónicas! Ainda devo colocar algumas fotos no face! Beber algum licor com as amigas!

Portanto no dia em  que fizer 80 anos, quero todos os meus leitores e amigos lá (não sei onde!), a cantar-me a musica tradicional dos Parabéns, a tirar-me fotos a mim e á bengala ou á cadeira de rodas, a oferecer-me prendas… pode ser uma baba e fraldas! Quero ainda muitas flores porque nasci na primavera e tenho esse “direito”!E por fim como estarei no inverno da vida, quero um carinho e um sorriso…uma manta para aquecer os meus dias frios e quem sabe de solidão!

Por estas e por outras, não sabendo nunca o que nos espera, devemos festejar o dia de Aniversário com alegria e atitude,com entusiasmo e reflexão…em suma com Felicidade!

Aida FernandesLogo

Crónica de Aida Fernandes
A última Etapa