Futebol em geral e o Euro 2012 em particular! – Bruno Neves

Futebol. Motivo de paixão de milhões de pessoas por esse mundo fora e também de grande parte dos desacatos em bares, restaurantes e afins. Poucos fenómenos conseguem mover tantos milhares de pessoas como o desporto-rei.

Quem realmente aprecia futebol sabe que esta altura do ano é especial. “E é especial porquê?” É notório que esta pergunta proveio de alguém que não aprecia futebol, caso contrário saberia que nesta altura decorre o Euro 2012 na Polónia e na Ucrânia.

Enquanto decorrem os campeonatos nacionais ouvimos sempre o típico discurso por parte de quem não é particular apreciador de futebol: “Ah, eu cá não gosto de futebol.”. E se perguntarmos o seu clube obtemos uma de três respostas possíveis. “Não tenho clube nenhum, eu nem sequer ligo ao futebol quanto mais!”; o tão típico “Ter clube não tenho, mas sou simpatizante do Benfica” ou ainda o célebre “Sou do Belenenses!” que também existe na variante “Sou da Académica!”.

Eu sempre adorei estes fenómenos….primeiro afirmam não ter clube e logo de seguida dizem ser simpatizantes de um certo clube, o que obviamente só reflecte o quão susceptíveis são á pressão que a sociedade exerce para que todos tenham um clube. Segundo porque o facto de escolherem sempre o Belenenses ou a Académica torna logo a resposta inválida porque percebe-se que foi para nos tentar convencer de que gostam de futebol escolhendo um clube inofensivo e que à partida não vai entrar em conflito com o nosso próprio clube, não gerando assim atritos ou discussões futebolísticas!

Agora, isto é quando falamos de clubes porque quando o assunto é a selecção é bem diferente! Quando joga o “clube de todos nós” ninguém perde um jogo, atenção! Pode ser um jogo amigável entre Portugal e o Azerbeijão, mas todos os portugueses ficam colados à televisão, de cachecol ao pescoço, cara pintada e cerveja a acompanhar o jogo. Até as mulheres que não vêm um único jogo de futebol durante todo o ano nessa altura colam-se ao ecrã….mas para ver as pernas dos jogadores claro está! Porque do futebol propriamente dito pouco percebem!

Quanto à prestação da equipa das quinas neste Euro 2012 pouco há a dizer que ainda não tenha sido dito, mas parece unânime que a longa época desportiva que teve ao serviço do Real Madrid está a afectar o rendimento do Cristiano Ronaldo. Até agora a surpresa tem sido Silvestre Varela e Nani tem confirmado que é um jogador em ascensão rumo a uma grandiosa carreira!

Este texto está a ser escrito antes do último jogo da fase de grupos frente à Holanda, o que faz com que quando ele for publicado já provavelmente esse encontro acabou e já se conhece o destino de Portugal neste Europeu 2012. Que esse destino seja rumo aos Quartos-de-Final e não rumo ao aeroporto de regresso a Lisboa.

FORÇA PORTUGAL!  😀

Crónica de Bruno Neves
Desnecessariamente Complicado
Visite o blog do autor: aqui