Maravilhas do mundo – Bárbara S. Delazeri

Selecionando alguns locais do mundo a serem visitados, podemos destacar três, que já foram eleitos maravilhas do mundo, dentre eles, o Cristo Redentor, localizado  no Rio de Janeiro, Brasil; Machu Pichu, no Peru; E as pirâmides egípcias, no Egito.

A seguir, alguns detalhes sobre as “obras de arte”, e alguns dos motivos para visitá-las.

Cristo Redentor   

O Cristo Redentor é um monumento de Jesus Cristo localizado na cidade do RJ, Brasil. Está localizado no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. De seus 38 metros, oito estão no pedestal. Foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931, depois de cinco anos de obras.

O monumento tornou-se um dos ícones mais reconhecidos internacionalmente do Rio e do Brasil. No dia 7 de julho de 2007, em uma festa realizada em Lisboa, Portugal, no Estádio da Luz, foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo.

O Cristo Redentor pode ser acessado pela linha férrea do Cosme Velho. No ano de 2002, a Prefeitura do Rio instalou três elevadores panorâmicos e quatro escadas rolantes como parte do projeto de renovação do Cristo, para romper barreira para deficientes físicos.

Conforme podemos ver na figura, é possível andar em cima dos braços da Estátua, o que não é indicado à pessoas claustrofóbicas. 🙂

Os braços da estátua têm uma distância de 28 metros entre os extremos dos dedos. Somente uma das mãos pesa oito toneladas.

Machu Picchu

Machu Picchu, “velha montanha”, também chamada “cidade perdida dos Incas”, é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru. Foi construída no século XV, sob as ordens de Pachacuti. O local é, provavelmente, o símbolo mais típico do Império Inca, quer devido à sua original localização e características geológicas, quer devido à sua descoberta tardia em 1911. Apenas cerca de 30% da cidade é de construção original, o restante foi reconstruído. As áreas reconstruídas são facilmente reconhecidas, pelo encaixe das pedras. A construção original é formada por pedras maiores.

Consta de duas grandes áreas: a agrícola formada principalmente por terraços e recintos de armazenagem de alimentos; e a outra urbana, na qual se destaca a zona sagrada com templos, praças e mausoléus reais.

A disposição dos prédios, a excelência do trabalho e o grande número de terraços para agricultura são impressionantes, destacando a grande capacidade daquela sociedade. No meio das montanhas, os templos, casas e cemitérios estão distribuídos de maneira organizada, abrindo ruas e aproveitando o espaço com escadarias.

Foi o professor norte-americano Hiram Bingham quem, à frente de uma expedição da Universidade de Yale que redescobriu e apresentou ao mundo Machu Picchu em 24 de julho de 1911.
  Pirâmides do Egito

As pirâmides do Egito, são estruturas monumentais construídas em pedra e, como o nome também indica, apresentam uma base retangular e quatro faces triangulares que convergem para um vértice. Localizam-se no planalto de Gizé, na margem esquerda do rio Nilo, próximo à cidade do Cairo, no Egito. São as únicas remanescentes das Sete maravilhas do mundo antigo.

No total foram identificadas cerca de 80 pirâmides em todo o país, embora a sua maior parte esteja reduzida a montículos de terra.

As pirâmides no planalto de Gizé foram erguidas pelo faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos há cerca de 2700 a.C.

Elas têm uma estrutura subterrânea complexa, composta de corredores e salas onde a sala funerária é escavada no solo. Depois da IV dinastia, as pirâmides entram na sua fase clássica com a construção da ampla necrópole de Gizé.

As pirâmides foram construídas numa época em que os faraós exerciam máximo poder político, social e econômico no Egito Antigo. Quanto maior a pirâmide, maior seu poder e glória. Por isso, os faraós se preocupavam com a grandeza destas construções. Com mão-de-obra escrava, milhares muitas vezes, elas eram construídas com blocos de pedras que chegavam a pesar até duas toneladas. Para serem finalizadas, demoravam, muitas vezes, mais de 20 anos. Desta forma, ainda em vida, o faraó começava a planejar e executar a construção da pirâmide..

Das cem pirâmides conhecidas no Egito, a maior (e mais famosa) é a de Quéops, única das sete maravilhas antigas que resiste ao tempo.

O faraó escolhia o granito para decorar a câmara do rei, onde ele seria sepultado. Como a pedra não era encontrada na região, os blocos vinham de até 800 km de distância, da pedreira de Assuã, em barcos pelo rio Nilo. Os pesadíssimos blocos, alguns com até 80 toneladas, também revestiam as câmaras e os corredores internos

Existem camadas dentro das pirâmides, onde foram enterrados rainhas, sacerdotes e pessoas do governo, ou seja, existe uma cidade dos mortos dentro das pirâmides.

O tamanho da pirâmide de Quéops é assustador. Cobre uma área de 52.611 m² e cada lado mede na base, 228m. Tem 148 m de altura e contem 2 milhoes e trezentos mil blocos de granito, pensando duas toneladas e meio cada.


Crónica de Bárbara S. Delazeri
Histórias, lugares e factos