O Idiota da Aldeia – Confrontar a frontalidade

Se existem pessoas que justificam que Deus nos tenha dado a capacidade para matar, são certamente aquelas que têm por hábito dizer “Eu cá sou frontal, digo tudo na cara”. Apenas dois tipos de pessoas dizem “tudo na cara” dos outros: aqueles que devido a uma perturbação da saúde mental perderam o seu juízo crítico e que, por isso, dizem tudo o que lhes vem à cabeça sem medir as consequências; ou então os imbecis.

Lamento, mas ninguém diz TUDO aos outros. E muito menos “na cara”. Porquê? Porque alguém que o faça não conseguirá, por exemplo, ter amigos. Para o leitor compreender melhor a situação, vejamos o exemplo apresentado de seguida, no qual decorre um diálogo entre um Imbecil Frontal (IF) e um conhecido seu (C):

C: Então pá, o que achaste da minha nova namorada?
IF: Bom, muito sinceramente acho que não há ponta por onde se lhe pegue. Se fosse apenas burra, isso até se tolerava, o problema é que para além disso a cara dela parece que foi arrancada, passada a ferro por uma betoneira, queimada com ácido e agrafada novamente à cabeça. Ah, e quanto ao corpo, ela assemelha-se muito a um leão marinho que sofre de obesidade mórbida. No entanto, até percebo porque estás com ela: tu és feio como tudo, não tens trabalho e não consegues dizer a letra S. Além disso, ela tem mesmo aquele ar de porca de quem deixa que a penetrem por todo e qualquer orifício do corpo, incluindo as narinas.

Aquele que se vanglorie de dizer aos outros absolutamente tudo de forma directa, para além de ser imbecil é mentiroso. Não acredita? Então faça um teste. Recrute alguns cidadãos que se identifiquem com a ideologia neo-nazi – mas atenção, não daqueles que pertencem ao CDS-PP,  estou a falar de skinheads nazis à séria, com tatuagens de suásticas e aparência homicida – e peça ao imbecil que afirma ser frontal para ir dizer na cara dos cavalheiros recrutados tudo aquilo que ele pensa sobre os seus ideais. Observe então se esse “ser frontal” concretiza a tarefa requisitada. No entanto, se num supreendente volte-face a pessoa for mesmo dizer o que lhe foi solicitado aos cavalheiros com aparência homicida, então tanto melhor: será menos um imbecil à face da Terra.

Crónica de Amílcar Monteiro
O Idiota da Aldeia
Visite o blog do autor: aqui