O seu melhor aliado num supermercado! – Beatriz Melo

Quantas vezes ao comprarmos produtos nos supermercados vemos alegações como “magro”, “light”, “pobre em…”, “rico em…”, entre outras, e até gostamos do que lemos porque encontra-se em letras, cores e embalagens apelativas e levamos este produto apenas e só por este conjunto de fatores?

Muitas. Contudo, muita desta publicidade pode ser enganosa para o consumidor mais desatento.

Actualmente todos os produtos apresentam um grande auxiliare para uma escolha mais informada e mais adequada dos produtos que estamos a consumir: o rótulo!

Não o devemos menosprezar. Neste rótulo podemos obter informações cruciais.

Por exemplo: um produto alegadamente magro! A expressão magro é utilizada em todos os produtos que contenham uma redução de 50% de gordura em comparação com o mesmo produto no mercado. Até aqui tudo bem, correcto? Sim. Mas e se formos analisar os açúcares? A maioria dos produtos magros para obterem uma redução de gordura e manterem um sabor aliciante têem que compensar de alguma forma e muitas vezes são os açúcares que vão ter este papel.

Ou seja, estamos a levar um produto magro, mas se calhar não estamos a reduzir assim tanto nas calorias como queriamos.

Outra pequena forma que pode servir de confirmação é a lista de ingredientes dos nossos produtos. O conteúdo de um alimento é apresentado por ordem decrescente. Ou seja os componentes que estiverem em maior quantidade no nosso produto aparecem em primeiro lugar. No caso de aparecer componentes como açúcar, xaropes, óleo vegetal, sal entre outros constituintes nos primeiros 3 a 5 lugares da lista de ingredientes do seu produto este estará em quantidades elevadas no mesmo.

Claro está que nem sempre conseguimos arranjar o produto ideal, com redução de gorduras, açúcares e sal e ao mesmo tempo ser do agrado da nossa carteira. Mas devemos ter o máximo de atenção e escolher o que melhor se aplicar a si!


Crónica de Beatriz Melo
Educação Alimentar