O Valor das Realidades Faladas – Patrícia Marques

O que é a realidade?…

 …mais… o que é a realidade falada?…

Esses momentos que nos vão acompanhando e formando pouco a pouco a experiência vivida por Alguém têm o nome de realidade.

 A realidade explana pensamentos, objetivos, desejos, e acaba por demonstrar através do comportamento humano (ações/atitudes) a verdade sobre a nossa própria realidade. O ambiente envolvente, a perceção das coisas, das pessoas, do seu diálogo ou até mesmo das suas atitudes também acabar por fazer parte da nossa realidade individual. Realidade = Perceção da situação percebida de modo consciente. A realidade apreende e é apreendida. Quando o Ser- Pessoa toma consciência de determinada coisa, a realidade é apreendida por ele; por outro lado, quando um conjunto de ações é realizado pelo Ser-Pessoa, é a própria realidade que apreende. Nestes termos teoréticos, o que é que importa verdadeiramente na abordagem deste assunto? Importa o estimar do conjunto de atitudes e ações que se coadunam com determinada realidade.

            Mas, como sabemos que ações e atitudes devem de ser desenvolvidas?

            Sabemo-lo através da experiência aprendida; não só da própria experiência, mas de toda a experiência (realidade) apreendida e o sucesso manifestado como consequência de tal.

            A importância da realidade está no responder da melhor forma possível à situação A, B, C, de acordo com a personalidade individual. Este “responder da melhor forma” não quer dizer a manifestação de ações repetidas e uniformes no pensamento: “à situação x devo de responder com a forma x”; não, deve-se sim dar uma resposta/atitude, congruente com os valores humanos pessoais, de modo a sentir o próprio bem-estar interior quando determinada resposta/atitude desenvolvida originou o sucesso daquela situação exigente..

            As realidades faladas sugerem que o Ser-Pessoa aprecie o valor do diálogo. O Diálogo é um dos instrumentos mais importantes para compreender as realidades pensantes, situacionais, etc.. O diálogo torna-se uma força que desenvencilha possíveis encontros pessoais mesquinhos que tenhamos, ao apreender a nossa realidade. Esta realidade falada, pode em forma de silêncio, ser também ela diálogo; isto porque se pensarmos em algo, e pensarmos de seguida, «o que necessito para concretizar isto?», «qual a melhor forma para realizar aquilo», «qual o tempo mais propício?», é sinal de que existiu silêncio de uma realidade falada. A realidade individual é dotada de caraterísticas únicas, que na vida própria, e em conformidade com aquela pessoa, se pode manifestar num conjunto de situações valorosas, carregadas de emoções positivas, engrandecendo a vida pessoal.

            O desenvolvimento de atitudes/competências tem aqui um papel muito importante. Este desenvolvimento de atitudes porta um caráter educacional e formativo que permitirá ao Ser-Pessoa conhecer-se e desenvolver as suas competências individuais atendendo à sua própria realidade.

*

Este artigo pretende sobretudo, atentar a realidade humana como algo importante de ser percebido e conscientizado para, em tempo oportuno, a Pessoa com a sua “bagagem” experiencial responda da melhor forma possível e perceba que necessidades surgiram para compreender uma resposta mais eficaz, mais eficiente, mais satisfatória. Estas necessidades são muitas vezes colmatadas com o desenvolvimento de atitudes/competências por parte de profissionais capacitados para tal.

* 

Qual a melhor forma de ação, ou qual a melhor atitude a tomar, de modo a verificar-se gradualmente o processo sustentável do sucesso de uma empresa?

 Qual a melhor atitude a tomar, de modo a transformar uma situação de crise, numa situação favorável? 

A importância da consultoria, do coaching, da compreensão dos riscos psicossociais e consequente desenvolvimento de competências. A importância do compromisso com o trabalho (workengagement) ou da consciência do sentido do mesmo, podem fazer a diferença de uma empresa; esta diferença pode consistir na sustentabilidade da mesma.

(Para mais informações a este nível, pode visitar a mjpconsultores.com ou a APPSO).

Crónica de Patrícia Marques
Um lugar ao Sol
Visite o blog da autora: aqui