‘O valor do Respeito nas Crianças’

*Tradução e Adaptação de Patrícia Marques

 Como é que os pais podem ensinar o respeito às suas crianças?

Respeito – é um dos valores de comportamento como a cortesia, amabilidade, e calma, seguindo a regra d’Ouro e resistindo às tendências para ser uma criança desequilibrada ou uma criança bully. É um conceito que tem uma conotação igual para adultos e crianças.

 * Iniciar cedo

Os pais devem de trabalhar no ensinamento do respeito com os seus filhos nos primeiros anos. Assim que eles estejam disponíveis para comunicar e moldar o comportamento, devem ensiná-los a respeitar os outros, particularmente os adultos na sua vida. Quando as crianças querem interromper um adulto numa conversa, os pais devem de lembrá-los de que é indelicado e que deveriam esperar por um momento aberto. Devem também de ajudá-los a comportar-se apropriadamente na casa dos seus avós ou de outras pessoas. Ensiná-los a utilizar boas maneiras em locais privados e públicos. Ajudá-los a respeitar as coisas e a privacidade dos outros. Estes são conceitos que as crianças deveriam aprender tão cedo quanto possível.

*Modelar o comportamento respeitável

As crianças aprendem melhor através do exemplo; aprendem mais do que o respeito que observam a partir do comportamento. Cuidar da sua mãe com respeito, honrá-la através dos seus ensinamentos, arrecadar as suas opiniões com diferença e falar-lhe sempre calma e respeitosamente. Este é o tipo de comportamento respeitável que se pode esperar se o adulto, por sua vez, mostrar respeito às crianças sempre que possível; respeitar os seus corpos, o seu senso de espaço, as suas coisas; falar calmamente e eventualmente sem perder o temperamento, chamar-lhes nomes ou menosprezá-los.

Exemplo: ‘Uma jovem com o qual trabalhei disse-me uma vez que não se importava muitos que os seus pais “praguejassem” em geral, mas quando lhe chamavam um nome, ela ficava devastada. Se para a criança isso é significativo, decerto que aquando se sentir tempestiva, utilizará os mesmos modos e comportamentos. Deve-se portanto, tornar a linguagem apropriada e evitar provocações às crianças.

*Ouvir atentamente

Um dos modos mais importantes para que nos sintamos respeitados é quando os outros nos ouvem. Dê aos seus filhos a sua total atenção quando estão a conversar. Pare por completo o que quer que esteja a fazer; afaste-se da TV ou do ecrã do computador e contate visualmente a sua criança.

Foque-se naquilo que estão a dizer e nos sentimentos que estão a comunicar, e depois reflita de volta esses sentimentos e pensamentos para eles.

 *Ensine e modele honestamente

 Outro modo das pessoas sentirem respeito é quando os outros são honestos com eles. Comunicar expetativas claras e fazê-los saber gentilmente quando eles têm de as conhecer ou quando eles as falharam. Ser direto mas amável. Assim como foste honesto com eles, eles aprenderão o valor da honestidade nos seus relacionamentos importantes.

 *Respeitar a diversidade

 Aproveitar oportunidades para aprender juntos acerca de outras culturas, religiões, pontos de vista políticos e pessoas. Ajudá-los a sentirem-se confortáveis e familiarizados com diferentes tipos de espaços.

 Exemplo: Quando as nossas crianças cresceram, tivemos estrangeiros que imigraram de Espanha e convidámos essa família a ensinar-nos acerca do seu país e costumes; criaram-se oportunidades para apreciar e valorizar as diferenças que ajudaram as nossas crianças a desenvolver comportamentos respeitáveis com pessoas diferentes delas.

 *Construir a autoestima das suas crianças

 Quando os adultos se sentem bem com eles próprios (auto e hetero-respeitam), as suas crianças estão mais aptas a tratar os outros também com respeito. Os adultos devem por isso, celebrar os conseguimentos das crianças e surpreendê-las a fazer coisas boas, reforçar o bom comportamento e, quando necessário, corrigir um comportamento mau. A autoestima das crianças está diretamente relacionada com o respeito que estas sentem dos outros que as rondam – particularmente dos seus pais.

 *Comunicar e demonstrar amor

De um modo particular, expresse o seu amor às suas crianças, regularmente. Abraços, beijos, jogos interrelacionais são modos com que podemos mostrar amor. Ter a certeza de que comunica com as suas crianças numa linguagem de amor e elas realmente o sentem. Se o comportamento da criança necessita de correção, faça-o rápido e depois num curto período de tempo, comunique amor. Quando elas se sentem amadas e aceites, elas responderão com respeito.

 *Colocar-se no lugar deles

 A empatia é uma componente importante para desenvolver respeito. Se tem uma expetativa de que o seu filho não tirará algo de si sem pedir permissão, ofereça-lhe a mesma cortesia com os seus pertences. Tente recordar como era quando tinha a idade deles e não os coloque no embaraço ou momentos difíceis com os seus irmãos ou colegas.

 Modelar um comportamento respeitável, demonstrando amor, preocupação e atenção, e mostrar empatia são meios para os pais poderem ensinar melhor acerca do respeito. Assim como trabalhou para fazer essas coisas, os seus filhos responderão na mesma moeda, e os seus esforços resultarão em crianças que valorizam o respeito para com os outros.

 O respeito é recíproco. Quando damos respeito, também recebemos respeito de volta. Isto verifica-se nas relações com as nossas crianças. Vejamos os modos como podemos ensinar as crianças a doá-lo (feedback do nosso respeito):

*Nosso tom de voz

A melhor maneira para ensinar as crianças a respeitar, em todas as áreas do caráter, é moldá-lo. Comece por ouvir o tom de voz que usa com os seus filhos. Parece stressado ou tenso? Deve de ser porque tem uma boa razão para se sentir stressado ou tenso, mas tente remover essas emoções da sua voz quando está a falar com os seus filhos.

*As nossas palavras

A escolha das nossas palavras é outro modo de transmitirmos respeito às nossas crianças. Nós ensinámo-las que nem todos os pensamentos que passam pelas suas mentes necessitam de ser ditas de modo alto, e nós devemos de lembrar-nos do mesmo. Filtrar as nossas palavras antes de serem ditas (…)

*O nosso timing

Vês-te frequentemente dizer: «só um minuto?» Devemos de dizer essa frase com boas intenções, e é apropriado para as nossas crianças aprenderem que somos seres humanos com responsabilidades para com as quais devemos de atender. Contudo, ter em mente que se nós não queremos esta frase refletida em nós quando pedimos às nossas crianças para fazer algo, devemos mediar as vezes que as utilizámos nós próprios.

 *Nossa linguagem corporal

Outro meio para ensinar o respeito às crianças é através da linguagem corporal. Imagine que existe um espelho refletindo todos os seus movimentos assim como quando você fala com os seus filhos. O que é que a sua linguagem corporal parece? Ela mostra que está atento com o que estes estão a dizer? Você tira o olhar do seu trabalho e realiza contato visual? Estes são sinais de respeito, e apreendidos pelos nossos filhos e podem aumentar o respeito que recebemos em troca.

*Nosso uso do espaço

Será que respeitamos o espaço dos nossos filhos dentro de casa? Isto não quer dizer que nunca devamos de entrar no quarto das nossas crianças, mas quer dizer que bater à porta deveria ser uma maneira educada de transmitir respeito. Também respeitamos o espaço das nossas crianças quando não as forçamos a falar acerca d’algo antes de estarem preparados.

 *Nosso uso de pertences

Devemos de ter regras restritas acerca da utilização dos nossos pertences por parte das nossas crianças – tal como nossas roupas, nossa maquilhagem ou o nosso equipamento de desporto – e nós? Respeitamos os pertences das nossas crianças? Ter a certeza que tem tempo para perguntar ao seu filho se existe algo de que necessita para lhe emprestar, é outro modo de incutir respeito.

Artigos Originais de Dr. Wayne Parker e Dra. Jennifer Wolf

‘O respeito que dás (comunicas e transpareces) é aquele que recebes.’

Patrícia Marques

 

Crónica de Patrícia Marques
Um lugar ao Sol
Visite o blog da autora: aqui