Hoje queria esclarecer alguns mitos que são de certa forma gerais à toda a população.
“A fruta faz bem à saúde e por isso podemos comer à vontade”
Sim, é verdade que a fruta é uma importante fonte de vitaminas, minerais, água, fibra e hidratos de carbono simples (frutose). Contudo, devemos estar cientes que podemos pecar por défice e por excesso, ou seja, não devemos procurar a fruta como a “solução” para todos os males como também não devemos fugir desta a 7 pés.
O importante é uma ingestão equilibrada, de cerca de 2 a 4 peças de fruta diariamente, evitando menos do que 2 e mais do que 4. Uma ingestão excessiva pode conduzir a elevados níveis de glicose no sangue, o que aponta também para o 2º mito que queria abordar nesta crónica.
“As frutas como banana, uva, dióspiro e manga, devem ser excluídas da alimentação de pessoas com diabetes pois aumentam muito o açúcar no sangue”
A verdade é que estas frutas são na sua maioria frutas mais ricas em açúcar quando comparando com as restantes frutas, e por isso o seu consumo por parte de pessoas que sofrem de diabetes deve ser mais moderado, mas de forma alguma devem ser completamente excluídas da sua alimentação.
A maior preocupação e aprendizagem que as pessoas com diabetes devem ter/receber é como manter os seus níveis de glicémia em intervalos adequados, e estas frutas não são prejudiciais a estas pessoas desde que consumido ocasionalmente. Contudo, se consumidas em excesso, mesmo as frutas que possuem menor teor de açúcar podem aumentar os níveis de glicémia sendo esta a consequência prejudicial à pessoa diabética.
Conhece mais algum mito nutricional que gostasse de ver esclarecido? Qual?
Crónica de Beatriz Melo
Educação Alimentar
Mais crónicas
Para onde vais ó humanidade?
Desculpa Darwin, isto descambou…
Quais direitos ? Qual liberdade?