Para que servem as luvas? – Ricardo Espada

Ora, muito boa noite, suas coisinhas lindas. Ah!, desculpem… Estava aqui ao telefone, a contratar os serviços de duas «amigas» ucranianas e, sem querer, escrevi o que estava a dizer a elas, ao telefone. Coisas que acontecem, certo? A quem nunca lhe tenha acontecido tal situação, que atire a primeira pedra. Ei!, cuidado aí, pá… Pedras da calçada, não valem. Essas doem muito. Já que estão numa de atirar pedras, seus santinhos, que escolham as pedras certas. Aquelas que se costumam colocar nos aquários, pequenas e que provocam pouco estrago, ó faxavôr. E nada de ir roubar as pedras ao Oceanário, que essas são grandes e não contam. Está bom? Obrigado.

Então, diz que tenho de escrever sobre qualquer coisa, não é verdade? Sendo assim e, após alguma deliberação, cheguei à conclusão que deveria falar sobre algo que me tem – de certa forma – intrigado. É algo que me custa a entender. E vou aproveitar para falar sobre isso com a intenção de, no futuro, surgir algumas respostas a esta crónica para que eu consiga entender o que passa com um certo tipo de pessoas. E é o seguinte: por que raio, algumas pessoas usam luvas para conduzir? Mas que raio de pancada é esta? E mais: porque raio, algumas dessas pessoas, usam luvas SEM DEDOS para conduzir?

Será que esse facto, deve-se a essas pessoas terem medo que o volante lhe fuja das mãos? Que eu saiba, quando se tira a carta de condução, não se usa luvas para aprender a conduzir. E mais, se este tipo de pessoas que usam luvas para conduzir, o fazem porque têm medo de apanhar alguma doença má, lembrem-se que, quando tiraram a carta de condução, tiveram de andar a conduzir um carro onde inúmeras pessoas já o tinham, anteriormente, conduzido – ou o tentaram conduzir, é claro. Se tinham de apanhar alguma doença má, já o tinham apanhado, durante as aulas de condução. Não é agora, que possuem o vosso próprio carro – que só vocês conduzem –, que têm de se precaver para não apanhar nenhuma doença má quando agarram no volante, durante a condução.

Agora, digam-me lá, pessoas-que-gostam-de-usar-luvas-para-conduzir: vocês, no Verão, devem sofrer horrores, certo? Agora percebo o exagero de ambientadores nos carros – ao fim ao cabo, usar luvas para conduzir em pleno Verão, deve provocar um cheiro nauseabundo. Imagino as pessoas que fazem uma viagem, – vá, de três horas até ao Algarve – dentro de um carro com uma pessoa a conduzir de luvas de cabedal, a transpirar compulsivamente das mãos, e a largar um cheiro horrível que leva a uma decisão de desespero de abrir a janela do carro e colocar a cabeça de fora, preferindo a ingestão abusiva de mosquitos, ao cheiro nauseabundo oriundo das mãos do condutor.

Será pelo estilo? «Ui, olhem para mim! Estou a conduzir de luvas! Pfff… é só estilo, catano! Ó para mim…» Lamento, mas não… Não dá estilo nenhum… Por isso, eu deixo a pergunta a pairar no ar para todos os leitores do +oPinião: «Porque é que essas pessoas usam luvas para conduzir?» Ficaria maravilhado e encantado, se me pudessem esclarecer esta pequena dúvida pessoal.

E é isto. Esta é a parte em que eu coloco um «FIM» no final do texto, certo? Ora, então, aqui vai:

FIM

Hã? Digam lá se não sou um mestre a colocar «FIM» no final dos textos? Sou pois! Ah… que  estupidez… Agora tenho de voltar a colocar outro «FIM»…

FIM

Pronto. Desculpem lá a maçada… Ah, porra… Outra vez… Olhem, esqueçam o «FIM», pronto…

 


RicardoEspadaLogoCrónica de Ricardo Espada
Graças a Dois
Visite o blog do autor: aqui