Pequenos zombies “gorditos” – Sofia Marques

Estou mesmo cansada. Entrei agora no ginásio e isso deu ainda mais para reafirmar a minha posição como uma das raparigas mais desastradas do planeta  , ou seja , como uma das piores atletas existentes, sempre sujeita a acidentes com máquinas e com roupa desportiva, tenho dito.

Então por que fui para o ginásio? Bem , não sendo o material desportivo ideal, os efeitos do sedentarismo agravaram as minhas condições de saúde , provocando dores terríveis na coluna . Um mal de que felizmente , cada vez mais cedo , padecem as crianças e adolescentes portugueses.

Principalmente durante as férias, os miúdos , em vez de brincarem juntos na rua , à apanhada, às escondidas , à bola , ficam em cada a jogar videojogos e a ver tv, tal e qual um zombie dos filmes de terror.Ou a fazer actividades extra curriculares, que até podem ser muito educativas mas que retiram a criatividade para inventar jogos novos e fazer disparates com os amigos na rua, assim como retiram a independência e a capacidade de improviso.

Tenho pena de viver neste mundo desta maneira, onde os pais são cada vez mais protectores e cada vez existe menos segurança, assim como capacidade e espaço para sermos “filósofos de trazer por casa” , ou seja, estar sem fazer nada a pensar sobre o mundo, sem influências dos media . Afinal, estamos cada vez mais a ser formatados , desde miúdos , para nos tornarmos em cidadãos todos iguais e um tanto ignorantes.

Afinal, quanto mais ignorantes mais impotentes para mudar a nossa vida e melhorar a dos outros.

Crónica de Sofia Marques
A minha Vida e outras Insanidades