Receita para um dia de ano novo de gritos – Mara Tomé

 Ingredientes:

 – 2 crianças gémeas com PEA

– 80% da véspera de ano novo passada aos gritos e guinchos

– 80% do dia de ano novo passado aos gritos e guinchos

– choro, baba e ranho em doses industriais

– pessoas conhecidas q.b.

– dois avós

– uma tia com gripe

– pessoas desconhecidas q.b.

– uma visita aos presépios de Penela

– 2 pares de óculos de sol da Hello Kitty

– 1 carteira de aspegic

– 1 caixa de benuron

– ressaca q.b.

– água a 60º

– horário de dormida às 21h30

Modo de preparação:

Comece o dia 31 de dezembro por preparar e arrumar tudo para sair. Tenha a certeza que as suas crianças com PEA começam o dia com os disparates do costume – o que até aí tudo bem –  e veja se evoluem para destruição de brinquedos (de preferência os mais caros e que lhe custaram mais a pagar – a si! – e que elas tenham desejado durante todo o ano). Enerve-se e reserve.

Entretanto, certifique-se que as suas crianças passam das birrinhas habituais para o quadro autista: muitos gritos, muitos guinchos, muito atirar-se ao chão, muito barulho. Envolva tudo com o que já tinha reservado e mexa.

Saia de casa e dirija-se ao local onde passará o fim de ano. Coloque a massa reservada a levedar até dobrar ou triplicar de volume acústico e atente no que lhe dizem os avós “Tu também eras assim”, “estás a exagerar!”, “tu eras só uma e eras bem pior que elas”, “é genético preocuparem-se demais nesta família”. Envolva cuidadosamente e deixe transbordar: junte no mesmo quarto as crianças com PEA aos guinchos na sua capacidade máxima, adicione baba/ranho/choro a gosto, salpique com vómitos e ameaças de limpezas profundas no colchão no último dia do ano, polvilhe com avós preocupados a engolir o que acabaram de dizer e a questionar o que se passava porque nunca as tinham visto assim e  certifique-se que a sua dor de cabeça comece a engrossar, acabando por fazer palpitar a nuca. Tome um benuron e aguarde. Deixe as crianças acabar de guinchar e gritar e ranhosar-se e aguarde.


Desfrute da aparente calma e deixe as crianças virem ter consigo. Entretanto, ponha a marinar o choro descontrolado e sem razão para servir ao jantar: junte as crianças e a restante família num ambiente calmo e familiar, adicione cansaço de todos os presentes, junte os ingredientes mais estanhos que tenha à mão e falhe todas as negociações. Sirva bem quente.

Certifique-se que, findas as comemorações de ano novo – outro benuron -, as crianças acordam às 7h30 do dia 1. Repita parte dos passos da receita anterior e passe 80% do seu dia entre gritos e guinchos, birras e cenas. Deixe-as fazer uma breve sesta no sofá da sala e arrisque uma saída, arrastando para isso a tia que começa a engripar. Dirija-se a Penela para ver os presépios e ceda ao pedido de comprar fichas para uma volta no carrossel  Compre 2 fichas e use uma porque a outra criança se recusa a sair dos braços da tia e começa aos gritos. Encha-se de vergonha e esqueça a ideia de pedir a devolução da ficha.

Visite o espaço onde está o presépio e sinta-se a ser puxado por cães de trenós, experiencie duas quebras de tensão fortes e continue. Dirija-se ao espaço exterior, junte choro/baba/ranho e muitos gritos e guinchos, adicione pessoas conhecidas a perguntar se aquelas crianças são suas filhas e pessoas desconhecidas a falar entre si para que todos as ouçam “OH MARIA! O MENINO ESTÁ A CHORAR?”, “NÃO, ESTE VEIO AO MUNDO PARA NÃO DAR TRABALHO!NEM CHORA!”. Ignore fisicamente e guarde na sua mente o que acabou de ouvir enquanto tenta acalmar as suas crianças. Aumente a dose de gritos, veja o marido a passar-se e dirijam-se todos ao carro.

Já em casa, deixe as crianças ao cuidado do marido e veja-o a passar-se outra vez, enquanto os gritos e guinchos continuam, e enfie-se num duche a 60º durante 30 minutes. Envolva com baba/ranho/choro e acalme-se. Emborque um aspegic e deite-se no sofá durante 30 minutos. Algures no seu sono, ouça as crianças, já bem mais calmas, a pedir desculpa e o pai a dizer que aceita mas que ele e a mãe estão muito cansados. Chore mais um pouco.

Deite toda a gente às 21h30 e certifique-se que acorda ressacado no dia do seu 8º aniversário de casamento. Sirva de imediato.

Bom ano e bom apetite.

Crónica de Mara Tomé
T2 para 4