Animais também são da família!

No passado dia 15 de maio, folheei  a minha agenda e reparei que estava marcado como o dia dedicado à família. Incrédula, pois não fazia a mínima ideia de que havia um dia dedicado à família, sentei-me a escrever uma música. Pode parecer um ato reprovado, mas desabafar para o papel é muito bom, pelo menos, não corremos o perigo da mensagem se espalhar, só se, alguém apanhar os meus registos.

Pensei, mas o dia da família não é todos os dias? Ou existe um dia para celebrar a sua importância, tal como existe o dia do pai, o dia da mãe e outros?

Refleti e voltei a refletir. Mas afinal o que é a família? A família são apenas os nossos “familiares” biológicos? Existe tantos tipos de famílias, ou somos todos, uma família só?

Algumas questões pairavam sobre a minha cabeça e as respostas não queriam aparecer. Não é fácil definir este conceito, contudo uma coisa estou certa, ser família é partilhar, dar a vida com ternura ao outro que está ao nosso lado.

Pensei logo nos animais. Estes sim, funcionam como família. Andam quase sempre em grupo e ajudam-se uns aos outros. Além disso, são amigos fiéis do seu dono. São capazes de fazer o que podem para salvar o seu dono do perigo. Vi uma notícia, em que uma criança estava a ser atacada por um cão vadio. Este estava a ser atentamente observado pelo gato da criança que sem perder tempo correu em direção ao cão fazendo este recuar. Será que eramos capazes disto? Acreditem, os animais também são da nossa família e agem como tal.

Parei novamente para pensar. Olhei atentamente à minha volta e refleti. A família é muito para além da biológica. Não basta sermos primos, tios, ou termos outro estatuto se não o praticamos de verdade.

A família é uma comunidade baseada na amizade, na partilha do amor de DEUS!

É importante salientar, todos, mas mesmo todos, somos chamados a participar na comunidade como membros ativos. DEUS dotou-nos de qualidades diferentes e temos de as por a render ao serviço dos outros construindo a família. Neste sentido, deixou-nos uma mensagem importante: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!”

Somos todos capazes de ser família e fazer dos outros nossa família, mesmo que não pertençam à nossa família biológica.

RaquelSantosLogoCrónica de Raquel Santos
Pequenos Desabafos