Cuidado com os Ovos – Crónicas Minhas

Com a Páscoa á porta e já com as amêndoas e com os ovos da Páscoa á venda em todo o lado, eu só me recordo que para o comércio isto é uma altura de negócio. Primeiro são os afilhados e os folares para os padrinhos, e depois a avalanche de bolos e doces em todas as casas…
Mas a Páscoa vai mais além dos doces e das prendas… Há já vários anos que várias casas recebem a visita do compasso, ou seja dos emissários da igreja que vêem ás casa dar as suas bênçãos… Nunca percebi muito bem isso apesar de cá em casa se receber essas estranhas visitas… Nenhum deles é padre logo como é que a casa fica abençoada?
Seja como for estamos a mostrar o nosso melhor lado ao abrirmos a porta e a lermos um excerto da bíblia….
Mas por falar em vários anos atrás…. Lembro de á alguns anos, quando era mais nova receber o compasso de roupa já primaveril, mas á alguns anos para trás tenho recebido essas visitas cheia de roupa e de frio… A Páscoa é o momento do ano em que reparo sempre que o tempo está a mudar a olhos vistos sem que se possa controlar o frio ou a chuva…
Quanto ao compasso lembro-me da imagem de um miudinho que abanava o sino que alertava a sua chegada com tanta vontade que o badalo já deveria estar prestes a sair… São recordações de várias Páscoas acumuladas ao longo dos anos…
Depois na segunda-feira é sempre a mesma coisa, as pessoas começam as suas dietas para equilibrar o organismo que coitado está emprestado de doçaria. É neste momento que as pessoas começam a ter cuidado com a comida e correm para o ginásio, para prepararem o corpito para o verão… E tudo isto porquê? Ao fim de 23 anos de estudos cuidados sobre o assunto e já com uma experiência adquirida eu posso responder: A culpa é da falta de cuidado com os ovos de chocolate!!!
É importante explicar que para se chegar ao brinde dos ovos não é preciso devora-los como se não houvesse amanhã. Basta parti-lo e desfrutar do brinquedo…
Ah!!! E já agora… Mandem um ovinho para o parlamento, o Passos Coelho está mais altivo que um galo na capoeira, e se virmos bem, tal como os ovos, ele é perito em dar-nos brindes que não servem para nada!

Crónica de Teresa Isabel Silva
Crónicas Minhas