É Desta! – Teresa Isabel Silva

Vai ser desta que eu me vou retirar das crónicas políticas! Ninguém vai precisar da minha modesta opinião, agora que o José Sócrates vai ser o novo comentador político.

Por isso, vai ser mesmo desta vez que eu deixo de mostrar o meu irónico desagrado político e deixo tudo para que o senhor possa parecer sábio nas suas palavras.

Isto tudo para dizer, que nós, os jovens, mais uma vez vimos a nossa opinião abafada pelos maiorais, que além de terem tirado um chorudo ordenado á custa dos nossos descontos, ainda vão arranjar um “empreguinho” na televisão.

E depois, passo eu, horas do meu dia a mandar currículos. Quer dizer, eu que me licenciei, nem consigo um pequeno trabalho como produtora de um programa de televisão. Enquanto ele que nada percebe de televisão, nem um CV manda e é logo colocado em frente de uma câmara.

A verdade seja dita, este senhor já teve muito tempo de antena. E roupa suja já se lava todas as semanas quando o actual primeiro-ministro vem á televisão. Será que é preciso mais sabão para este tanque?!
Nem vou especular quanto é que ele vai ganhar só para dar a sua opinião. Mas de certeza que vai ser para lhe pagarem, que muitos jovens jornalistas vão ficar sem receber os seus ordenados. Pagam a maiorais para falar e depois não há dinheiro para contratar mão-de-obra jornalística qualificada!

Estou a ver um estranho padrão, em que qualquer um pode aparecer na caixinha mágica, a única regra é: Não ter curso na área! Porque se tiver curso de comunicação, jornalismo e afins, tem forçosamente que encontrar um estágio não remunerado ou trabalhar no apoio ao cliente.

O defeito não é meu. Ainda estou sã da cabeça, mas e o resto do mundo?! Enquanto as audiências forem prioridade, as coisas vão continuar a correr mal! Quer dizer, toda a gente vê televisão, os valores saem todos da caixinha mágica e o que é que ela nos ensina? Basicamente que o importante é aparecer independentemente das suas qualificações para…
Dito isto vou-me ver obrigada a acabar esta crónica mais cedo. Vou colocar-me na janela cá de casa e começar o meu estágio (não remunerado) na área de ver e ser vista.

Quanto ás ideias politicas… Bem, está mais do que visto que me vou dedicar as criancinhas com ranho dos autocarros, aos velhinhos que cospem para o chão, e aproveitar que o verão está a chegar para falar das adolescente e a sua falta de gosto e bom senso para se vestirem.

Crónica de Teresa Isabel Silva
Crónicas Minhas