Há quem leve a mal – Maria João Costa

O Carnaval não é para todos; não é para quem quer, nem para quem merece, é só para quem pratica Yoga todos os dias. Sim, porque é preciso respirar bem fundo, para não levar a mal o que ditam neste país.

Nem vale a pena falar do feriado que já não existe para os funcionários públicos, e se não há feriado, muito menos há “ponte” que aguente estas medidas que deixam qualquer português com vontade de colocar a máscara de zombie durante todo o ano. A única coisa que mudam são os elásticos, e se isto continua assim, não há elásticos que aguentem o peso da máscara.

E como se isto não bastasse, ainda vem o senhor do tempo dar a triste novidade de que a chuva, o frio e o vento também querem entrar na brincadeira. Meses de trabalho, de dedicação, tudo por água abaixo, literalmente. Mas ainda há quem não leve a mal, os que praticam Yoga todos os dias.

Quem também não pode levar a mal, mesmo sem praticar Yoga, são os homens e mulheres que governam ou que anseiam governar este país. Muitas são as paródias que se fazem sobre eles, e uma competição feroz de quem consegue ridicularizar mais, mas pensando bem, quem é pode levar a mal ser gozado durante um dia, quando goza com os outros o ano todo?


(Pensando bem, foi para não ser gozado mais do que umas horas que os chefes do país retiraram o feriado e as possíveis pontes que alimentavam o carnaval em Portugal. Mas há sempre quem resista, quem leve a mal algumas medias, quem respire fundo, quem faça peito e frente com uma máscara de joker.)

Crónica de Maria João Costa
Oh não, já é segunda feira outra vez!