Há várias músicas que só conhecemos (ou que tiveram a projecção que tiveram no público) graças aos anúncios da operadoras de telecomunicações. Alguns dos anúncios são simplesmente fabulosos e nunca mais irei esquecer quer a música, quer a própria história do anúncio.
A TMN (que em 2014 mudou de nome para MEO) deu-nos a conhecer os portugueses Coldfinger (com a vocalista Margarida Pinto), quando usou o tema Dragonfly nas suas campanhas e música de espera.
Também pela operadora do grupo PT trouxe-nos também a Sail dos AWOLNATION.
Num dos anúncios mais inesquecíveis de sempre, o da Efémera, a Vodafone Portugal (que se chamava Telecel quando foi fundada), deu-nos a conhecer os K-OS e a sua música The Love Song.
Os The Dandy Warhols e a sua Bohemian Like You ficaram na nossa memória também graças à operadora do indicativo 91.
Mais recentemente a sucursal portuguesa da multinacional britânica adoptou a Go Go Go dos Panic is Perfect. E a música nunca mais me saiu da cabeça!
A operadora do grupo Sonae Optimus (entretanto transformada em NOS com a fusão com a ZON, ex-PT Multimédia/TV Cabo), que já nos tinha posto a assobiar ao som de Young Folks de Peter, Bjorn & John …
… depois da transformação de imagem do boomerang para a lava laranja, revolucionou os anúncios das operadoras. E de entre vários fabulosos, deu a conhecer bandas como os Shout Out Louds e a música Tonight I Have to Leave It…
… ou os The Veils com a musica The Leavers Dance …
… e os Mew com a música Comforting Sounds.
Mas, para mim, a mais marcante campanha da Optimus e talvez das operadoras nacionais (a seguir ao “Tou sim, só um momento! é pra mim!”, com o pastor a falar com as ovelhas num dos primeiros anúncios da TMN) é o “renascer” a All Together Now dos The Beatles, especialmente quando envolveu habitantes de várias aldeias do município de Montalegre, o maestro Vitorino de Almeida, Carminho, Rui Reininho, os Moonspell e Roberto Leal. Mistura explosiva! Aqui escolho colocar a campanha, em vez da música original que, estou certo, muitos dos mais novos desconheciam até esta campanha.
Com certeza que, ao longo dos anos, muitos foram os anúncios e muitas foram as músicas neles utilizadas. Provavelmente outros lembrar-se-ão de outras que os marcaram mais do que estas. Esta foi a minha selecção, daquelas que imediatamente me vieram à cabeça e, com a ajuda do Google, Youtube e Shazam, encontrei para partilhar convosco.
Crónica de João Cerveira
Este autor escreve em português, logo não adoptou o novo (des)acordo ortográfico de 1990
Mais crónicas
O sonho comanda o Universo
Um verdadeiro murro no estômago ou uma lição de vida
A persistência do vazio