Significado de justiça
(latim justitia, -ae, conformidade com o direito, equidade, bondade)
s. f.
1. Prática e exercício do que é de direito.
2. Conformidade com o direito.
3. Direito.
4. Rectidão.
5. Magistrados e outros indivíduos do foro.
6. Poder judicial.
7. Lei penal.
8. Punição jurídica.
9. Uma das quatro virtudes cardeais.
de justiça: justo; merecido.
fazer justiça: obrar ou julgar segundo o que é justo.
Apesar de, por definição ou histórico, se dizer que a justiça é cega, que a sua balança não pende a um ou a outro lado, a realidade e os factos sustentam uma afirmativa contrária.
Há coisas que não são para perceberem. A (in) justiça é uma delas. Muito do que se segue pode ser, por isso, incompreensível aos olhos do “povo”. Justiça… é uma palavra que dá muito para pensar, principalmente nos dias em que hoje vivemos, em que só ouvimos que há INJUSTIÇA.
Pois é, na verdade quando esperamos que a justiça seja feita, não conseguimos perceber qual o significado desta palavra.
Comentarei a justiça judicial…
Recorremos aos tribunais.
Aí sim, deveria ser feita a justiça, mas por vezes ficámos tão boquiabertos com as sentenças que são proferidas nos tribunais, que mais uma vez confundimos a palavra justiça.
Será que esta palavra – JUSTIÇA – não tem o mesmo significado para todos?
Eu acho que não, principalmente na nossa actual legislação Portuguesa.
Senhores (as) legisladores (as) que possam estar a ler este meu pequeno comentário, faço-vos uma questão: alguma vez precisaram de recorrer à justiça judicial? Acho que não, senão já há muito que teriam alterado determinados decretos-lei.
Se calhar os culpados não são só os legisladores, mas sim os meritíssimos juízes que por vezes não sabem aplicar a lei como esta deveria ser aplicada, ou não a interpretam da melhor forma.
Enfim… quem paga é sempre o “povo” e os verdadeiros “criminosos” continuam à solta.
Acho que ninguém me deve contrariar – temos o exemplo de um pai de uma senhora juíza que mata o ex-genro à frente e com a neta ao colo e é-lhe aplicada a pena de prisão preventiva até ser proferida sentença.
Haverá mais alguma coisa a dizer?
Apenas que é pai de uma juíza…
Mais crónicas
A solidão
Será assim tão mau ser-se solitário?
O sonho comanda o Universo