“Ser ou não ser: eis a questão” – Mara Tomé

Ser  ou não ser… simpática, afável, prestável, afetuosa. Eis essa questão. I think I’m losing it…

É cada vez mais complicado distinguir entre quem o é de facto – simpático, afável, prestável, afetuoso – de quem tem intenções escondidas ou finge ser o que não é. E como eu tenho uma costela de patinha, acabo por sofrer alguns dissabores bem desagradáveis. Mas, por ora, custa-me ter que representar uma simpatia forçada para quem não é nada simpático para comigo ou para com as piolhas, independentemente das circunstâncias. Basicamente, não se pode ser verdadeiro nem dizer a verdade. Também não convém mostrar o que sentimos nem como somos de verdade. Também se dispensa ser-se sincero. O ideal é viver no limiar, naquela linha que separa o ser e o não ser, naquela eterna questão, ser-se cínico, portanto! O que acaba por se traduzir na dúvida. As regras sociais não são nada fáceis de adquirir, de aprender e de ensinar. As regras sociais, de um modo geral, não fazem muito sentido. As regras sociais criam confusão e, muitas vezes, acabamos por sentir que as pessoas confundem piedade e coitadinhice com simpatia e auxílio. E eu não preciso disso, nem as piolhas. Não é ser-se orgulhoso, é ser-se fiel a princípios básicos



E, pergunto-me eu, que mal fará se uma criança autista não entende os sinais de integração ou recusa social… Por que temos que nos esforçar tanto para agradar aos outros? Por que temos que arranjar estratégias para ensinar estas coisas tão ingratas e difíceis até para adultos e fazer disto uma chapa 3? E, já agora, quem ditou que tínhamos que obedecer a estas convenções sociais e fazer conversas de conveniência da treta que para nada servem? Falar do tempo??? Por favor! Se eu quiser saber como está o tempo, vou à página da meteorologia!!

O azedume, a amargura e o mau-humor também fazem parte dos sentimentos humanos. E, agora, não me apetece muito obedecer a convenções e regras sociais. Apetece-me seguir as piolhas e ser como elas. Puras e iguais a si mesmas.

Crónica de Mara Tomé
T2 para 4