O Instigador Professional

Eu instigo. Tu instigas. Ele instiga. Eles estão presentes em todos os sectores da sociedade. Seja na política, no futebol ou mesmo na igreja, eles fazem questão de marcar presença sem que ninguém se aperceba verdadeiramente do seu poder. Eles existem. Eles estão entre nós. Mas passam tão despercebidos que nos obrigam a sermos minuciosos na avaliação das pessoas que nos rodeiam para os conseguirmos identificar — mas eles estão sempre lá, a instigar, a instigar. A sua forma de actuar é tão perfeita que, por vezes, nem sentimos que estamos na sua presença. Eles optam pela discrição, mas trabalham de uma forma exemplar. Usando a manipulação psicológica, eles exercem o seu superpoder em nós. Eles são, efectivamente, a maior força que existe no mundo.

O trabalho de um instigador é bastante simples, na verdade — ele instiga. Mas existem várias formas de actuar para um instigador. Ele pode instigar a violência, ao logro, ao confronto e até em certas e determinadas situações laborais. Ele é matreiro e acaba sempre por ficar bem na fotografia. E é por isso que temos alguma dificuldade em descobrir quando um instigador se encontra na nossa presença. Existem várias formas de os desmascarar. Mas, repito, não é fácil dar com eles. O instigador, por norma, pretende o mesmo que nós, mas nunca quer dar parte fraca e nunca quer ficar identificado por estar insatisfeito com algo. E é por isso que usa outras pessoas para fazer o seu trabalho sujo. E isso sucede-se em todos os sectores da sociedade.

Instigador: “Olha lá, ó Antunes… isto não pode continuar assim. Então tu já viste que o Jaime já ganha mais que nós e não faz metade do que fazemos?!”

Antunes: “Pois… tens razão…”

Instigador: “Eh pá, mas isto não pode ficar assim…”

Antunes: “E vamos fazer o quê?”

Instigador: “Acho que devias ir falar com o patrão e pedir para ganhar o mesmo que o Jaime…”

Antunes: “Eu? És doido… o homem despede-me na hora!”

Instigador: “Achas? O homem adora-te! Eu é que não posso ir lá falar com ele senão sou logo despedido. Ele não vai com a minha cara…”

Antunes: “Achas? Eu acho que ele é até gosta mais de ti do que mim…”

Instigador: “Nada disso, pá. Eu bem o ouvi a elogiar-te no outro dia. Eu não te disse nada porque pensei que já tinhas sido aumentado, mas pelos vistos…”

Antunes: “Achas mesmo que devia ir falar com ele? Ele não ficará chateado comigo?”

Instigador: “Nada disso, Antunes! O homem adora-te! Tenho a certeza que ele vai ouvir-te e aumentar-te… E eu prefiro que sejas tu a ser aumentado, mereces mais do que eu e tal…”

Antunes: “Ya… eu vou falar com ele. Mas descansa que o que eu pedir para mim vou pedir para ti, também!”

Instigador: “Eh pá, obrigado, Antunes. Mas, olha, não digas que eu estou indignado, ou que falei contigo para ires falar com o patrão para sermos aumentados…”

Antunes: “Então, porquê?”

Instigador: “Porque assim ele vai ficar chateado contigo e despede-me,  porque ele não gosta muito de mim e vai pensar que fui eu que te pus essas ideias na cabeça e tal…”

Antunes: “Tranquilo, amigo. Eu não te menciono mas vou pedir para sermos todos aumentados…”

Passados uns dias, todos são aumentados menos o Antunes, porque foi despedido. É este o superpoder de um verdadeiro instigador…