Todo mundo sabe a importância de uma boa foto na publicidade, mas o exagero atualmente está acabando com peças que poderiam muito bem ser bons exemplos de publicidade.
Corrigir pequenos defeitos, dar um pequeno bronzeado na modelo para que ela fique bem na foto, eliminar uma acne, ou duas, até aí tudo bem. O que não dá pra aceitar é o exagero. E quando digo exagero, é exagero, mesmo: modelos com seis dedos, com pescoço de girafa, com pele de boneca de porcelana, ou seja, sem textura , cabelos nitidamente “tratados”, com a perna saindo logo abaixo do braço, ou sem perna até.
Assim fica difícil. Por mais polêmicas e discussões que haja sobre o tema Photoshop, alguns diretores de arte insistem em “tratar demais” as fotos transformando-as em verdadeiras aberrações.
Podemos observar muito isso nos anúncios de perfumes, lingerie e cosméticos, onde são feitas fotos em detalhe das modelos. Nunca haveria a possibilidade da moça que está super bem maquiada ter aquela pele. Não há viço, não há textura, não há poros, não há realidade.
A meu ver as pessoas são bonitas como seres humanos que são e não como as ilustrações em que são transformadas.
Se o cliente quer uma modelo com busto grande, contrate uma que tenha busto grande. Se prefere uma com a cinturinha fininha, procure alguém que seja magrelinha. É importante que o diretor de arte também tenha a sensibilidade necessária para não exagerar, e se for o caso, até mesmo conversar com o cliente sobre o assunto.
Se alguém pensa que tratar exageradamente uma foto vai vender mais produtos, ou serviços, está redondamente enganado. Isso acaba depondo contra a imagem do produto ou serviço e consequentemente da empresa que o fabrica ou representa.
Há inúmeros casos que já foram parar na justiça por conta de exageros no uso do photoshop e os profissionais do setor, aqueles que exageram, precisam entender que a ferramenta existe para ser usada, só que moderadamente.
Há inúmeros exemplos de imagens que foram totalmente distorcidas pelo uso indiscriminado do photoshop. Segue aqui apenas alguns dos links que criticam e mostram os resultados do uso incorreto do photoshop por alguns que se dizem profissionais:
1) http://tecnoblog.net/72/beleza-photoshopada/
2) http://ego.globo.com/Gente/Fotos/0, GF85082-9801,00-VEJA+ERROS+E+EXAGEROS+DE+PHOTOSHOP+EM+FOTOS+DE+LINDSAY+LOHAN+BEYONCE+E+MAIS.html#fotogaleria=1
3) http://www.pilhado.com/2011/11/photoshoperrosexageros-e-bizarrices.html .
Seria cômico se não fosse trágico, portanto, já sabe, se quer ou precisa usar o photoshop em algum trabalho, use-o de modo a valorizar o mesmo e não, ao contrário.

(publicitário, redator escritor e professor)
ADVERTISING TODAY
[email protected]
quanto tempooooooo!!!!!!
estou amando ler tudo que sai sobre você e o escreve, pois nos tempos de escola, fostes o melhor professor que tive na etec, muitas saudades.
me escreva. um abraço enooooooome!!!erika reis
Não acredito que seja você!!! é a Erika da ETEC e que depois estudou na Faculdade Carioca???
Acho que é, mas se não for, não fique chateada. É muito tempo e posso ter me confundido. rsrs
Que satisfação! É muito bom ter contato dessa forma com pessoas tão importantes para mim como são os meus ex-alunos.
Não deixe de manter contato comigo, tá?
Beijo e obrigado pelos seus comentários.
;o)
Na medida certa tudo vai bem!
O menos é mais, o exagero sempre é trágico na sua grande maioria.
Moderação, classe, exuberância com sobriedade e sofisticação, tudo batido, coparo a um Dry Martini perfeito ou a uma garrafa de Moet Chandon, ou um mercedes coupe vermelho, ou a um poema de Pablo Neruda e Vinicius.
Por que comparo os itens acima com o uso do photoshop?
Porque tudo acima é na medida certa é de bom gosto.
Se usarmos o photoshop com moderação, vamos obter um bom trabalho,isto é, em material humano, um corpo na medida exata não uma fantasia surreal.
Um abraço imenso, obrigada por ter sido meu mestre.
erika reis etec 1995/96