Tendências Outono Inverno 2013/2014

A maioria das tendências saiu em Março mas como mais dias frios virão e como o Natal está a chegar, vale sempre a pena (re)lembrá-las. As seguintes sugestões são as que considero mais relevantes e com as quais mais me identifico. Junto deixo-vos propostas de looks que permitem uma visualização da aplicabilidade de cada sugestão. É possível aplicar cada ideia a looks integrais ou a pequenos detalhes e, muitas das vezes, a coisas que já temos. Todas as propostas foram retiradas da Vogue, Elle, blogs de moda, fashion weeks de Lisboa, Paris ou Nova Iorque, Polyvore, tumblr e algumas ideias daquilo que posso observar no dia-a-dia. Ainda que seja importante manter-me a par das novidades de cada estação, o que mais priorizo é a maneira como adaptamos as novidades às nossas características e à nossa personalidade. Assim, sem mais “demoras”, deixo-vos com as (minhas) sugestões Fall/Winter 2013/2014:

Preto– “black is the new black”. Embora seja uma afirmação um tanto ou quanto redundante, looks em total black, ou algum detalhe, são uma boa aposta, sempre! O minimalismo é uma das minhas tendências preferidas. Sem complicações, preto no branco, linhas e cortes limpos, onde o menos é mais (sempre).

Burgundy e todas as 50 shades of red– uma cor quente para alegrar e aquecer os dias mais frios de inverno, dando um toque especial aos outfits mais “monótonos”. Se têm dificuldade em conjugar vermelho, experimentem com branco e preto; irresistível.

Rosa– este ano chega em força o rosa bebé ou pastel. Se para muitas é uma cor sem graça, a verdade é que, com o tempo e quanto mais vejo as conjugações possíveis, mais me apaixono… O detalhe do rosa conjugado com o panorama escuro dos tons de inverno, dá um toque de delicadeza, paixão e elegância que o fazem ser uma das tendências que adotarei sem dúvida.

All white– se sempre ouviram que branco no inverno não se usa, façam reset e vejam estas sugestões. Branco dos pés à cabeça, sinónimo de classe e sofisticação. 

Azul elétrico/marinho– o vibrante do azul com a calma dos tons pálidos de inverno, o contraste que dá um ar arrojado.

1º set

Animal print– o look safari continua em força este ano, onde qualquer opção desperta o lado mais selvagem de qualquer look. Além dos conhecidos padrões zebra e leopardo, este ano a grande novidade é o padrão vaca. Para mim funciona muito bem em acessórios ou sapatos, dando inovação a qualquer conjunto.  

Flores– escuras, misteriosas, envolventes no ar frio de inverno, resolveram prolongar-se um pouco mais que a primavera; e é tão agradável que assim seja.

Quadrados– voltaram em força para se enquadrar no dia-a-dia. Contribuem para os looks descontraídos, mas arrojados, que muito me fazem lembrar os anos 90 e o grunge feeling quando combinados com preto, cabedal ou tartan.

2º set

Tweed– Como sempre este tecido ressurge como a fénix e a cada tempo determinado voltam a introduzi-lo como tendência. Ainda que não morra de amores por ele, depois de ver estas fotos com diferentes conjugações, creio que farei renascer as peças que “guardei” há muito.

Risca de giz– efeito alongador que transmite a sensação de executivo.

Metalizados– Uma ótima maneira de desviar atenções à zona que pretendemos. Mais uma tendência que adoro e que grita: Arrojado!

Houndstooth/ pied-de-poule- não é de todo uma novidade e não consta no meu top de preferências, no entanto, julgo que bem aplicada e, sobretudo, em acessórios, é capaz de elevar o patamar de qualquer conjunto. As imagens falam por si!                                                       

3º set

Pelo– é uma das minhas tendências preferidas! Uso e abuso dele (sempre sintético!), nos dias mais frios e desconfortáveis. Voltam nos tons conhecidos como o preto, bege ou castanho, contando agora com a inovação de tons como o azul elétrico, ou o rosa, e aparecendo em mais do que casacos e coletes, como malas ou sapatos.

Couro, cabedal– já conhecidos por nós em casacos ou calças, aparecem também em camisolas, saias, sapatos ou acessórios. O preto e castanho estão sempre presentes e, para as mais arrojadas, o azul, vermelho, verde ou, este ano, o rosa, também são excelentes escolhas. O feeling motard e rockstar junto à facilidade de conjugação transformam-no num dos tecidos essenciais para esta estação. Dentro desta categoria é também tendência a pele de crocodilo (para mim sintética), que em acessórios tem a capacidade de sofisticar qualquer look.

Mohair– se procuram uma opção quentinha e irresistível para aqueles dias que arrepiam, esta é uma boa escolha.

4º set

Renda / Slip dresses – se têm a ideia de que só podem ser usadas num ambiente mais íntimo, esqueçam-na! Um toque de renda proporciona-nos a sensualidade de um mais íntimo, com a irreverência da aplicação no diário.

Sweatshirts– podem combinar-se com praticamente tudo, sendo a parceria perfeita entre  estilo e conforto.

Saias– Um dedo acima ou abaixo do joelho, lápis ou rodadas, são uma das grandes novidades e traduzem classe e sensualidade. As saias compridas podem ser usadas, basta adaptarem-nas ao frio.

Slouchy pants (calças largas)- se já conhecem as boyfriend jeans e o seu encanto, chegou a altura de falarmos das slouchy pants. Combinam classe, o casual, o toque masculino e elegância do conjunto em si. Depois de ver estas propostas, já estou a pensar em mil maneiras de começar a usá-las.   

 Gorros– a combinação de conforto, agasalho e estilo tornam-no uma das peças essenciais para o inverno. Para além de darem um ar mais casual, têm a capacidade de se adaptar a vários estilos, dando um aspeto intrigante incapaz de passar despercebido.

5º set

Cachecóis grandes– é verdade que parecem mantas, no entanto com o padrão certo e a roupa adequada, tornam-se num daqueles complementos que sem dúvida vou adotar e que tão bem me vai saber nos dias gelados que por aqui já se fazem sentir.

 Tiaras e diademas – presentes nas últimas semanas da moda, dão um ar místico e transformam quem as usa em musas inspiradoras. 

 Botas- botas e botins em preto e castanho não são propriamente uma novidade. Com ou sem atacadores, altos ou rasos ou com algum elemento extra, são aquela peça de calçado que vale sempre a pena ter já que são muito fáceis de conjugar porque dão com tudo! A grande novidade este ano, são as cut out boots em preto, que contribuem para um estilo mais descontraído e rock e as “botifarras” com sola de borracha, que de tão feias, se tornam bonitas, ótimas para a chuva e confortáveis; para as nossas calçadas, melhor não há! Regressam as botas acima do joelho, uma opção que, pessoalmente, adoro mas que nem sempre é fácil de fazer resultar.

botas

 

 Crónica de Aliissa Oliveira