Não negociável

Fui ao cinema sozinha, tem sido uma aventura fazer coisas que no passado fiz acompanhada e agora, na loucura da minha solitude, faço essas mesmas coisas sozinha e, confesso, tem sido muito prazeroso. Ir ao cinema na minha própria companhia é sinónimo de passar um bom serão e não o soletro com arrogância, eu sei como amante de cinema que sou, o quão agradável é a minha companhia. A sala estava vazia, três casais e eu com as minhas pipocas, estava o filme quase a começar e o casal que se sentou três filas à frente da minha começou a discutir, achei a situação totalmente despropositada, mas como eu já tinha as pipocas na mão, foi só aproveitar a cusquice com a vergonha alheia, ela dizia que ele não fez e ele respondia que não foi com intenção, blá, blá, blá…as mesmas merdas de sempre! Nesse momento soltei um gritinho interior de felicidade: Sozinha, sem macho a perturbar a minha tranquilidade ( peço desculpa aos leitores mais sensíveis pela minha franca honestidade ).

O filme foi bom, a parte mais difícil é não teres ninguém com quem partilhar a tua opinião sobre o filme, tirar umas ideias, comentar o assunto enquanto se dirige a caminho de casa, com uma mão a conduzir e a outra enlaçada na mão da parceira, sedentos para chegar a casa e fazer amor…mas vou esquecer esta divagação momentânea que eu tive e focar no essencial: A exigência tem me feito bem, ser selectiva tem sido muito positivo para mim, dizer não porque eu sei que mereço melhor tem me dado equilíbrio emocional.

Fui a pé de casa para o cinema, noite fria de Inverno que eu tanto aprecio, lá foi ela sem pensar que lingerie ia vestir, sem salto alto, sem porquês nem hesitações, eyeliner nos olhos e batom suave nos lábios, um vestido de malha que já tem há mais de oito anos, botas oferecidas em segunda mão e gorro branco no cabelo, serena e despreocupada. Passei por um restaurante, olhei de soslaio, casais a jantar, eu sorri e pensei: Tens tanta sorte, Sandra! Não há maior liberdade do que podermos ser nós próprias, não concordam? A minha paz não é negociável.