Os Concertos em Portugal de 2015

Seja bem-vindo a mais uma edição do Magazine e seja bem vindo a mais uma crónica de música. E lá passou o Natal e num piscar de olhos já estamos em 2015, não é?! E com o novo ano o que podemos esperar na música? Bom, desde já, vários concertos e será esse o tema que nesta crónica irei abordar. Apresentarei uma breve lista dos concertos que irão ocorrer no nosso país neste novo ano. Vamos também abordar alguns rumores sobre artistas que podem vir, mas que ainda não estão confirmados.

  • Banda do Mar

A banda luso-brasileira de Fred, Mallu Magalhães e Marcelo Camelo vai passar dia 27 e 28 de Janeiro no Teatro Tivoli BBVA, sendo que o dia 28 já está esgotado. Esta será a primeira passagem pelo nosso país depois de uma digressão com sucesso no Brasil. Serão, provavelmente, os primeiros de muitos que darão pelo nosso país

  • Jorge Palma

O cantor português decidiu revisitar o álbum que editou nos finais dos anos 80, “Bairro do Amor” com dois concertos, um na Casa da Música no Porto, dia 27 de Janeiro, e outro no dia 28 de Janeiro no CCB em Lisboa. Jorge Palma é um dos artistas mais populares em Portugal e não faltarão motivos para ir vê-lo a actuar, quer seja a interpretar músicas de discos mais recentes ou mais antigos

  • Dengaz

O rapper português vai terminar a sua Ahya Tour no Coliseu de Lisboa dia 30 de Janeiro, depois de dois anos cheios de sucesso com os seus singles como “Encontrei”, “Rainha”, “Em Casa”. Nesta data, Dengaz começa o ano de 2015, que marcará o lançamento do seu álbum, onde se poderão ouvir todos os singles, alguns temas que nunca foram tocados ao vivo, músicas novas, e outras que fazem parte do concerto de Dengaz com novos arranjos. O concerto no Coliseu dos Recreios contará ainda com convidados como Agir, Dino e Richie Campbell. Será com certeza uma boa maneira de começar o ano.

  • Gisela João

A fadista portuguesa irá actuar no Coliseu do Porto no dia 23 de Janeiro e no Coliseu de Lisboa no dia 31 de Janeiro, onde mostrará o porquê de ser uma das mais importantes intérpretes da música portuguesa da actualidade. Gisela João tem arrecadado vários prémios, incluindo um Globo de Ouro, para a melhor intérprete nacional.

  • Simple Minds

Os Simple Minds vão passar por Portugal para apresentarem o 16.º álbum de estúdio da banda, Big Music. No dia 7 de Fevereiro, a banda liderada por Jim Kerr apresenta-se no Coliseu de Lisboa e no dia seguinte, 8 de Fevereiro, no Coliseu do Porto. A banda britânica não irá certamente deixar de fora êxitos como Don’t You (Forget About Me) nesta passagem pelo nosso país.

  • Pedro Abrunhosa

A digressão que Pedro Abrunhosa está a fazer, com o nome Inteiro estará no MEO Arena no dia 7 de Fevereiro e vai passar pelo Multiusos de Guimarães no dia 14 de Fevereiro. Nas palavras do cantor nortenho, esta digressão será o espectáculo que celebra o quanto ainda aí vem e o muito que há para fazer. Será, com certeza, uma digressão onde não faltarão os grandes clássicos de um dos maiores nomes da música portuguesa.

  • António Zambujo

O cantor alentejano vai continuar a cantar, e a encantar, os portugueses com a sua voz, sobretudo nos concertos marcados para o Coliseu de Lisboa nos dias 19 e 20 de Fevereiro e no dia 21 de Fevereiro no Coliseu do Porto. Depois de ter lançado o seu sexto disco no ano passado, intitulado de Rua da Emenda, António Zambujo vai continuar a cantar os seus êxitos de álbuns passados como “Lambreta”, “Flagrante”, “Zorro”, mas também, com certeza, muitas músicas do novo álbum.

  • Hardwell

O DJ holandês vai voltar ao nosso país, depois da sua presença no Sudoeste do ano passado. Hardwell irá tocar dia 7 de Março no MEO Arena e deverá ser mais um grande concerto daquele que foi considerado, mais uma vez, o melhor DJ do mundo pela revista DJ Mag em 2014, depois de já ter recebido a mesma distinção no ano anterior.

  • Moonspell

Os Moonspell vão apresentar o seu novo disco Extinct com dois concertos, um no Coliseu de Lisboa a 27 de Março e outro no Porto, dia 28 de Março no Hard Club. A banda portuguesa, que tem mais de 20 anos de carreira, conta com várias digressões pelo Mundo e vários concertos nos palcos nacionais. Nestas duas décadas, os Moonspell assumiram-se como uma banda de referência do metal gótico a nível mundial, tornando-se uma das bandas portuguesas mais internacionais de sempre. Com o regresso aos palcos, volta também o ambiente característico da banda, que está presente no seu novo álbum.

  • Royal Blood

A banda britânica Royal Blood estreia-se em Portugal no dia 2 de Abril no Coliseu de Lisboa. O concerto que, inicialmente, seria no Armazém F, em Lisboa, devido à grande procura por parte do público e ao facto de ter esgotado, fez com que mudasse de local e de data. Os britânicos têm tido criticas muito positivas e, apesar de serem muito recentes (o lançamento do primeiro single aconteceu em 2013) já actuaram em palcos muito distintos como Glastonbury, T in the Park, Reading Festival e Download Festival. Uma das provas do sucesso do grupo é a nomeação para o prémio BBC Sound of 2014.

  • Joan Baez

Joan Baez, lenda do Folk norte-americano, vai passar por Portugal para dois concertos nos dois palcos mais emblemáticos portugueses, no Coliseu do Porto no dia 31 de Março e no Coliseu de Lisboa no dia 1 de Abril. Desde que começou a carreira musical, foi sempre no estilo folk que encantou e que se tornou numa das maiores figuras da música norte-americana. Joan Baez uma activista política assumida, fez parte de vários movimentos a favor dos Direitos Humanos.

  • The Script

A banda irlandesa The Script vai actuar em Lisboa, no dia 1 de Abril no MEO Arena e irá apresentar o novo trabalho No Sound Without Silence. Este é o quarto álbum da banda, com a particularidade de ter sido gravado durante a digressão do terceiro disco. Este quarto álbum tem sido descrito como uma sequência do primeiro trabalho do trio irlandês

  • Expensive Soul

Os Expensive Soul continuam os seus mais de quinze anos de carreira com mais dois concertos: um no Coliseu de Lisboa, a 18 de Abril e outro no Coliseu do Porto, a 2 de Maio, nesta que será a sua estreia nos Coliseus. A banda de Leça da Palmeira vai investir 6 meses na concepção dos concertos nos palcos emblemáticos de Lisboa e Porto. Nesta que será a digressão em que os temas de Sonhador estarão mais presentes, não deverão faltar as músicas que marcaram a carreira de New Max e Demo. Certamente que temas como, “Que Saudade”, “O Amor é Mágico”, “Cúpido”, “Eu Não Sei” e “13 Mulheres”, entre muitos outros, estarão no alinhamento destes dois concertos dos Expensive Soul.

  • Maroon 5

A banda americana liderada por Adam Levine passa pelo nosso país, mais uma vez em digressão. A última vez foi no Rock in Rio de 2012 e desta vez os Maroon 5 irão estar no MEO Arena no dia 17 de Junho para apresentar o novo disco aos fãs portugueses. V é o novo trabalho da banda americana que, apenas com o single “Maps”, conseguiu vários milhões de visualizações.

E depois dos concertos nos variados palcos portugueses, vamos aos Festivais de Música que acontecerão sobretudo no Verão.

  • NOS Primavera Sound

nosprimaverasound15

O NOS Primavera Sound volta ao Parque da Cidade do Porto para mais uma edição do Festival de 4 a 6 de Junho. Os nomes até agora confirmados foram Patti Smith, Ride e Sun Kill Moon. A cantora americana, Patti Smith vem até ao Primavera Sound para interpretar o seu primeiro álbum, Horses que foi publicado em 1975 e foi considerado um dos discos rock mais importantes da história. A banda britânica Ride foi um dos êxitos mundiais da Creation Records nos anos 90 e foram também um dos pioneiros do movimento shoegaze, um movimento de rock alternativo inglês, juntamente com os My Bloody Valentine e os Slowdive. Sun Kill Moon é um projecto de folk rock do norte-americano Mark Kozelek.

  • NOS Alive

nos-alive-15 alternative

O NOS Alive volta ao Passeio Marítimo de Algés, para a sua 9ª edição, nos dias 9 a 11 de Julho e já conta com alguns nomes confirmados. Os primeiros cabeça de cartaz são os Muse, que vêm a Portugal apresentar o seu novo álbum. Os britânicos Alt-J voltam a Portugal, e ao Alive, depois de terem estado no palco Heineken na edição de 2013. Desta vez vêm apresentar o seu 2º álbum, denominado This Is All Yours e deverão ter um upgrade de palco. Os britânicos Metronomy são uma das bandas electrónicas mais aclamadas pela crítica do momento e deverão fazer as delícias dos fãs portugueses. A londrina Jessie Ware também diz presente e irá estar em Portugal e será mais um dos artistas que usará os palcos do festival português para mostrar o seu novo álbum. Todos estes artistas irão actuar no dia 9 de Julho.

Outra das confirmações do festival NOS Alive são os britânicos The Tings Tings, que deverão vir a Portugal apresentar o seu novo álbum Super Critical. Os australianos Sheppard vão estrear-se em Portugal trazendo consigo o álbum de estreia Bombs Away, em que se encontra o single Geronimo, que tem sido elogiado pela crítica. Quem também marcará presença no NOS Alive são os irlandeses Kodaline, que irão aproveitar para divulgar em primeira mão o seu segundo álbum, que deverá chegar às prateleiras no início deste ano. Os Future Islands vão estar igualmente no festival, devendo apresentar o seu quarto álbum de originais Singles. Todos estes artistas vão actuar no dia 10 de Julho.

Os Dead Combo também vão estar presentes nesta 9ª edição, devendo igualmente subir para o Palco NOS. Tó Trips e Pedro Gonçalves deverão aproveitar para apresentar A Bunch of Meninos, novo álbum da dupla portuguesa, dando assim mais um grande espectáculo sonoro a todos os festivaleiros. Os The Jesus and Mary Chain irão passar por Algés para interpretarem, em exclusivo, o lendário álbum Psychocandy, que capitalizou a banda na história do rock dos anos 80. Ambos estarão em palco no dia 11 de Julho.

  • MEO Marés Vivas

meo mares vivas

O festival nortenho MEO Marés Vivas está de volta ao Cabedelo, depois de no ano passado ter confirmado uma vez mais que é um dos festivais mais importantes do nosso país. Este ano vai decorrer de 16 a 18 de Julho e conta já com dois cabeças de cartaz bastante conhecidos. Lenny Kravitz vem a Portugal com o seu novo álbum Strut, que demonstrará toda a qualidade pela qual o multi-facetado americano nos conquistou, nas várias vezes que pisou palcos nacionais. O americano tocará no 2º dia do festival, ou seja, dia 17 de Julho. A outra confirmação do Marés Vivas é a fadista portuguesa Ana Moura. A cantora de Desfado é a madrinha do festival e com certeza encantará todos com a sua voz esplêndida. Embora não haja ainda data oficial para a actuação da fadista, a tradição é que os padrinhos/madrinhas do festival subam ao palco no último dia, se assim for, Ana Moura deverá actuar dia 18 de Julho.

  • Super Bock Super Rock

Super Bock Super Rock

O Super Bock Super Rock (SBSR) traz muitas novidades nesta sua 21ª edição. Deixou o Meco e mudou-se para o Parque das Nações, o Palco Super Bock será na Sala Atlântico e o Palco Carlsberg será na Sala Tejo, ambas localizadas no MEO Arena, já o Palco EDP será instalado no Pavilhão de Portugal, abrigados pela famosa pala e para fechar o Palco Antena 3 ficará situado nas Docas dos Olivais.

Para adição a esta novidade toda, o SBSR confirmou um grande cabeça de cartaz, Florence + The Machine. A banda de Florence Welch actua dia 18 de Julho, devendo vir acompanhada do seu 3º álbum.

  • EDP Colljazz Fest

edp cool jazz fest

O festival da EDP é com certeza dos mais intimistas que existem em Portugal, o Cooljazz é propício para assistir a concertos de artistas de renome internacional. O festival situa-se nos Jardins do Marquês de Pombal em Oeiras e irá decorrer no dia 19 de Julho e no dia 28 de Julho.  No dia 19 de Julho teremos a presença de Chick Corea & Herbie Hancock, num dueto em piano acústico que irá maravilhar todos os amantes de jazz e de boa música. Será um concerto raro, e histórico, destes dois ícones do jazz.

No dia 28 de Julho será a vez de Mark Knopfler subir ao palco do Estádio Municipal de Oeiras/Parque dos Poetas, sim esse Mark Knopfler, o líder e o ex-guitarrista da lendária banda Dire Straits. Será a primeira e única chance de ouvir o álbum novo, Tracker, que será lançado este ano, mas, claro sem esquecer os sucessos da sua carreira, incluindo os temas mais conhecidos dos Dire Straits, quase que posso afirmar que “Brothers in Arms” será tocado neste concerto.

  • MEO Sudoeste

MSW_2015

O MEO Sudoeste (MSW) está de volta para a sua 19ª edição. O festival irá realizar-se de 5 a 9 de Agosto na Herdade da Casa Branca. As edições mais recentes do MSW têm sido mais dedicadas à música electrónica e esta não vai ser excepção.

No dia 6 de Agosto, o DJ britânico Calvin Harris vai pôr toda a gente a mexer com as suas músicas e com a energia que emanam as colunas. O DJ volta com um novo álbum, cuja música de destaque é o Blame. No mesmo dia, actuam pela primeira vez no MSW os D.A.M.A., a banda portuguesa que lançou recentemente o seu álbum de estreia, Uma Questão de Princípio, está pronta para pôr toda a gente a entoar os versos das suas canções.

A 7 de Agosto é a vez de Clean Bandit assumir a pasta. A banda britânica vem fazer o público português delirar com Rather Be e com outras músicas electrónicas deste quarteto. No mesmo dia sobe aos palcos da Herdade da Casa Branca, Jimmy P. O músico português faz do Rap, Hip-hop, Reggae, R&B, Soul, Funk, e outros estilos do género, a sua vida. Jimmy, que vai lançar um segundo álbum, tem colaborações com alguns artistas portugueses e de países de língua portuguesa, que, quem sabe, poderão vir a estar no seu concerto no MSW.

No dia 9 de Agosto, entra em cena Showtek. O duo holandês vai pôr a Herdade a mexer e não será difícil de prever que o Sudoeste se irá transformar numa pista de dança ao som dos êxitos de EDM, que os irmãos Janssen vão passar.

Depois de ter exposto alguns dos concertos já marcados para o ano de 2015, falemos então de alguns artistas de que se fala que podem vir a marcar presença nos palcos portugueses.

A banda norte-americana Foo Fighters lançou no ano passado o seu oitavo álbum de originais, tendo sido considerado por várias revistas da especialidade como um dos melhores álbuns de 2014, incluindo pelo Magazine +Opinião. A banda liderada por Dave Grohl tem vários concertos já anunciados para este ano pelo Mundo fora, como Alemanha, Austrália, Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido, República da Irlanda, Suécia e Suíça, depois de terem começado a sua Tour Mundial com dois concertos na África do Sul.

O rumor da vinda da banda de rock norte-americana começou quando uma publicação na página oficial de Facebook foi colocado um link da Revista Blitz, em que se podia ouvir o disco dois dias antes do seu lançamento. Foi também a Revista Blitz que começou por anunciar que os Foo Fighters poderiam tocar em Portugal em finais de Junho, contudo, recentemente a mesma revista anunciou que poderia estar mais longe de acontecer o regresso ao nosso país, por suposta incompatibilidade de datas. Será uma questão de aguardar e ver se os Foo conseguem realmente tocar em Portugal como é ansiosamente esperado pelos fãs portugueses da banda.

Taylor Swift foi uma das artistas mais bem sucedidas no ano passado e com um dos melhores álbuns para revistas como a NME e a Rolling Stone terá, com certeza, um ano cheio, que passará por actuações um pouco por todo o Mundo, incluindo nos Brit Awards e no Rock in Rio Las Vegas. A cantora de Shake It Off fará uma tour mundial e há uma grande esperança nos fãs portugueses da artista, na sua vinda a Portugal. Taylor passará pelos Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Escócia e Irlanda, com uma agenda preenchidíssima em todos, para promover o seu novo álbum 1989, que é aclamado pela crítica como um dos melhores de 2014.

A cantora de Problem, Ariana Grande vai fazer a primeira grande tournée pelo Mundo e já referiu que gostava de passar por Portugal. Numa entrevista à SIC, em Londres, a cantora americana, anunciou que ainda só tem as datas para a tour norte-americana e que está a preparar a tour europeia, sendo que Ariana afirmou à SIC que gostava de actuar em Portugal. Motivos não faltarão dado que a legião de fãs de Ariana Grande em Portugal é bastante sólida. Ariana já tem concertos anunciados para França, dois na Alemanha (Berlim e Colónia), Suécia, Noruega, Itália, Holanda, três em Inglaterra (Londres, Manchester e Birmingham), Escócia, Bélgica e Espanha. Tendo em conta que está no país de nuestros hermanos, quem sabe se Ariana vem até ao nosso país para dar um concerto, naquele que seria a sua estreia em solo português. Podem ver a entrevista à SIC aqui.

Artigo de Vasco Wilton