O Governo do Dr. António Sinel da Costa

Bem-vindos de volta a este meu lugar. Antes de mais, pedir desculpa pela minha ausência prolongada, mas antes que se pergunte o que terá acontecido, passo já ao ataque. Comecemos pela justificação do título: num país onde tantos vêm propagandear o fracasso do humor negro, dizendo que não há mercado para mais do que Bruno Nogueira e Rui Sinel de Cordes, há um menino que mostra que tudo isto é mentira. António Luís Santos da Costa, nascido há 54 Outonos, teve no seu dia de aniversário a melhor prenda possível: o “amigo” Cavaco, dá-lhe a tomada de posse do Governo, na efeméride do seu nascimento.

Mas até aqui não há grande problema. Não entro na franja que reclama golpe de Estado, porque há que ter noção que apesar de, em 41 anos de democracia, Portugal nunca ter tido política antes. Há que ter a noção de que isto é política, isto é Constitucional e é legal – ao contrário do golpe de Estado. Dessa forma, dou as boas-vindas à política pura e dura a este nosso retângulo. Por outro lado, adorava desejar a maior sorte do mundo à conspurcação que acontece dentro de cada Partido, mas fora daqui!

O, agora, Primeiro-Ministro António Costa
O, agora, Primeiro-Ministro António Costa

Façamos então o flashback de alguns acontecimentos passados:

  • Ex-Ministro do Governo de António Guterres, preso por pedofilia – Paulo Pedroso;
  • Ex-Ministro do Governo de António Guterres, preso por tráfico de influências – Armando Vara;
  • Antigo Primeiro-Ministro socialista envolvido no maior escândalo de corrupção, no processo Marquês – José Sócrates
  • Ex-Ministro do Governo de Pedro Passos Coelho envolvido no caso de corrupção no caso Vistos Gold – Miguel Macedo
  • Antigo Primeiro-Ministro com dívidas à Segurança Social – Pedro Passos Coelho.

Isto para não falar em Miguel Relvas, na venda do Pavilhão Atlântico, nas declarações do atual Presidente da Assembleia da República em relação ao segredo de justiça, etc.

Por estas razões acima referidas, depois ouvem-se exclamações populares como “são todos uns ladrões!”. Ora o novo humorista nacional, após a sua jogada de mestre, decide pôr com vontade de rir o espetador mais atento quando decide convidar, para chefiar alguns Ministérios, 7 pessoas que preenchiam o antigo Governo socialista do Engenheiro José Sócrates.

Rui Sinel de Cordes
Rui Sinel de Cordes

Mas isto piora. Convida ainda o regulador da ERC no tempo com maior censura pós 25 de Abril, Azeredo Lopes para Ministro da Defesa. Reparem como isto é um ótimo mote para lembrar que PIDE, era nem mais nem menos do que Polícia Internacional de Defesa do Estado, entidade essa que este Ministro parece até poder simpatizar.

Entretanto, há ainda um Ministro que é advogado de José Sócrates, no processo, também de censura, contra o grupo Cofina. Há João Soares. Que por si só, já seria uma piada. Mas António Sinel da Costa acrescenta a punch-line: Ministro da Cultura. Há ainda mais duas dinastias Ministeriais a serem construídas, com filhos de antigos Ministros a serem Secretários de Estado. Há também pai e filho no mesmo Governo. Há ainda marido e mulher. Bem, há de tudo, só não há acordo para o Orçamento de Estado.

Portanto, e antes de acabar, este governo ainda agora começou e eu já não gosto. Faz-me lembrar as ostras. Só pelo aspeto já me faz dizer que não. Agora vamos lá ver, se quando provar, eu me engano ou concluo que tinha razão. Este governo está podre e ainda agora saiu da cozinha.