Hoje é um dia histórico! É com enorme prazer que anunciamos o mais recente parceiro do Ideias e Opiniões: o Festival Azbeer! “E o que é o Festival Azbeer?”. Pois, perguntam muito bem! O nome pode não vos ser familiar mas aposto que vão ficar tão curiosos e ansiosos quanto nós assim que perceberem o conceito do mesmo.
Antes de mais, uma pergunta simples: gostam de cerveja? Sim? Ok, nova pergunta: sabiam que existe todo um mundo ligado à cerveja que ainda não conhecem? Não? Então este festival é, sem dúvida alguma para vocês.

O Azbeer é, nada mais, nada menos do que…um Festival de Cerveja Artesanal! Entre os dias 24, 25 e 26 de Junho poderão experimentar quase uma centena de diferentes estilos de cerveja artesanal portuguesa! Tudo isto está à distância de…uma viagem até ao concelho de Azambuja (vila ribatejana integrada no distrito de Lisboa) e da compra de um copo (que serve de bilhete de entrada).
Esta parceria entre o Ideias e Opiniões e o Azbeer será visível nos próximos dias através de uma série de entrevistas! A ideia é muito simples: conhecer um pouco melhor alguns dos cervejeiros, e por extensão das suas marcas, que estarão presentes no Azbeer 2016. E a Against The Tide é a primeira cervejeira nacional presente no Azbeer 2016 a ser entrevistada!
Ficaram curiosos não foi? Eu avisei estimados leitores, eu avisei!
- Como é que a Cerveja Artesanal entrou na sua vida?
A Cerveja Artesanal entrou nas nossas vidas através das nossas viagens. Enquanto viajávamos a outros países fomos descobrindo novos estilos de cerveja e a nossa curiosidade foi aumentando!
- O que o levou a passar de consumidor a produtor de Cerveja Artesanal?
Inicialmente foi o facto de não se produzirem em Portugal alguns estilos que gostávamos de beber. Por exemplo: dado que não conseguíamos beber Imperial Stouts em Portugal, decidimos começar a fazê-las nós próprios. Mais tarde, foi a busca por fazer uma cerveja de melhor qualidade e experimentar estilos diferentes.
- Quais as principais dificuldades que encontrou no início do seu percurso?
As principais dificuldades são a capacidade de produção e obtenção de matérias-primas de alta qualidade (por exemplo lúpulo).
- Apresente-nos a sua marca.
A Against The Tide fabrica cervejas artesanais inovadoras desafiando o status quo actual.
A nossa experiência do mercado norte-americano e do mercado do norte da Europa marca o nosso estilo criativo. Somo uma cervejeira nano, produzindo lotes pequenos, com rotação entre vários estilos de cerveja, com o objectivo de proporcionar uma experiência de beber cerveja diferente.

- Onde podemos saber mais sobre a sua marca?
Através do Facebook principalmente, mas também no RateBeer e no Untappd.
- Qual o balanço que faz da primeira edição do Azbeer?
Fizemos um bom balanço! Foi importante para a nossa divulgação e sentimos que fomos muito bem recebidos!
- Quais as expectativas para o Azbeer 2016?
As expectativas para este ano é que a visibilidade e a participação do público aumente! Com a consolidação do festival e as melhorias no local tem tudo para funcionar.
Voltaremos em breve com mais cerveja artesanal! Perdão: com mais entrevistas a cervejeiros lusitanos (assim é que é!).
P.S: Ficaram com alguma dúvida acerca do Festival Azbeer 2016? Então basta seguirem até à página do Festival (disponível aqui) e colocarem o vosso “gosto”, deixarem o vosso comentário e marcarem as datas na vossa agenda!
Mais crónicas
Oh Deus, porque é que nasci bonita em vez de rica!
Divórcio – A Salvação dos Casamentos Infelizes
Luísa Todi – Ilustre Mezzosoprano Setubalense